Topo

São Paulo tem vantagem sobre Flu na briga por vaga na Libertadores, segundo matemático

Apesar da má fase, São Paulo mantém viva a meta de se classificar para a Libertadores - Adriano Vizoni/Folhapress
Apesar da má fase, São Paulo mantém viva a meta de se classificar para a Libertadores Imagem: Adriano Vizoni/Folhapress

Do UOL Esporte

Em São Paulo

24/10/2011 11h11

A queda de rendimento nas últimas rodadas fez o São Paulo deixar a zona de classificação para a Libertadores. Sexto colocado, o time foi vaiado pela torcida no empate sem gols contra o Coritiba, neste domingo, no Morumbi. Apesar do momento ruim, o clube paulista está no grupo de favoritos para conseguir uma vaga no principal torneio sul-americano, de acordo com o site Chance de Gol, especializado em estatísticas esportivas.

CHANCES DE VAGA NA LIBERTADORES*

TIMECHANCES
Corinthians98,9%
Botafogo78,5%
Flamengo59,8 %
São Paulo53%
Fluminense52,8%
Internacional22,8%
Figueirense21,9%

Se o Brasileiro terminasse hoje, Corinthians, Botafogo, Flamengo e Fluminense estariam classificados para a Libertadores e se juntariam a Santos e Vasco como representantes do país na competição. No entanto, segundo os cálculos feitos pelo Chance de Gol, o São Paulo entraria neste grupo e ‘roubaria’ o lugar do Fluminense.

Na tabela, o Fluminense aparece à frente do São Paulo, com um ponto a mais do que o time paulista. Quinto colocado (50 pontos), o time do Rio de Janeiro tem 52,8% de chances de se classificar para a Libertadores, para o Chance de Gol. Já o clube do Morumbi, sexto lugar no Brasileiro (49 pontos), aparece com 53%.

A pequena diferença a favor do São Paulo tem uma explicação: a sequência de jogos da equipe até o fim da temporada, em comparação com as partidas restantes do Fluminense. O clube paulista encara Vasco (fora), Bahia (fora), Avaí (em casa), Atlético-PR (fora), América-MG (em casa), Palmeiras (fora) e Santos (em casa).

Já o Fluminense enfrenta Ceará (fora), Internacional (fora), América-MG (em casa), Grêmio (em casa), Figueirense (fora), Vasco (em casa) e Botafogo (fora).

Na briga pelas outras vagas à Libertadores, o Corinthians está praticamente garantido no torneio continental, com 98,9% de chances de classificação. O Botafogo também aparece muito bem (78,5%), enquanto o Flamengo vem a seguir (59,8%).

Rebaixamento

A derrota para o Figueirense por 2 a 1, no sábado, no Canindé, deixou os palmeirenses em alerta. Alguns torcedores mais pessimistas temem até a volta do fantasma do rebaixamento devido à fase ruim vivida pela equipe.

CHANCES DE REBAIXAMENTO*

TIMECHANCES
América-MG99,7%
Avaí94,4%
Atlético-PR83,8%
Ceará53,1%
Atlético-MG35,1%
Bahia20,2%
Cruzeiro13,4%
Palmeiras0,3%

No entanto, a probabilidade de ver a equipe alviverde de novo na Série B são muito reduzidas, de acordo com o Chance de Gol. Pelas estatísticas, o Palmeiras tem apenas 0,3% de chances de cair para a segunda divisão.

A torcida do Cruzeiro respirou mais aliviada com a vitória de virada sobre o Atlético-GO por 3 a 2 neste domingo. O triunfo evitou a ida da equipe para a zona de rebaixamento e diminuiu as chances de o time de Belo Horizonte ir para a Série B: 13,4%

O Bahia, que está logo acima do Cruzeiro na tabela (14º e 15º, respectivamente), aparece com uma porcentagem maior do que o rival de Belo Horizonte: 20,2%. O Atlético-MG, com 35, 1%, também escaparia da degola, segundo o Chance de Gol.

Outro clube mineiro, porém, não deve ter a mesma sorte. Para o Chance de Gol, o rebaixamento do América-MG é apenas uma questão de tempo: o time tem 99,7% de chances de cair. Segundo o site, Avaí (94,4%), Atlético-PR (83,8%) e Ceará (53,8%) também são fortes candidatos à queda.