Topo

Troca de camisa com Ronaldinho Gaúcho vira "tabu" entre jogadores do Grêmio

Se Ronaldinho Gaúcho quiser trocar de camisa com jogadores do Grêmio, será um problema - Alexandre Vidal/Fla Imagem/Divulgação
Se Ronaldinho Gaúcho quiser trocar de camisa com jogadores do Grêmio, será um problema Imagem: Alexandre Vidal/Fla Imagem/Divulgação

Marinho Saldanha

Em Porto Alegre

27/10/2011 12h00

Se Ronaldinho Gaúcho quiser trocar de camisa com algum adversário na partida deste domingo, terá um problema. Se falar no câmbio já assusta os jogadores do Grêmio, imagina o fazer. Acuados por uma possível represália dos torcedores, os atletas se programam para "fugir" do meia do Fla.

Desafeto dos gremistas pela negociação frustrada de janeiro e pela maneira que deixou o clube em 2001, Ronaldinho Gaúcho enfrentará a equipe que o formou pela segunda vez, mas primeira em Porto Alegre. Protestos e manifestações estão sendo programadas pelos aficionados, mas nada chega a mudar a rotina dos jogadores. No entanto, uma possível troca de camisas no jogo é algo evitado por todos.

Gilberto Silva, por exemplo, amigo de Ronaldo pelas vezes em que trabalharam juntos na seleção brasileira. Ao falar do meia, muitos elogios, respeito e pedido de cuidados. Agora quando o assunto virou a possível troca de gentilezas com as camisas, a questão não foi respondida. Entre um sorriso e outro, o volante tangenciou a questão.

Já Rafael Marques não teve a mesma destreza para mudar de assunto. O zagueiro bem que tentou mas não segurou uma gargalhada quando o cenário foi apontado. "Trocar camisa?", perguntou sorridente. "Já marquei com o Júnior César, é meu amigo, do Rio de Janeiro. Não vou trocar com o Ronaldinho, já combinei com ele", disse antes de abrir novo sorriso.

O jogador não confirma, mas a amizade com o lateral-esquerdo flamenguista pode nem realmente existir. "É meu amigo sim.... Trocar camisa com o Ronaldinho não, não..." disse Rafael. "Vou marcar firme, mas sempre com lealdade", referiu.

O tom de brincadeira descontraiu o ambiente tedioso da tarde no Olímpico. Mesmo que o tema Ronaldinho Gaúcho movimente o noticiário, os jogadores do Grêmio não encontram grandes objetivos até o fim do ano. Longe das extremidades da tabela, o time tricolor tenta encerrar a temporada com dignidade.

"Vamos atingir os 45 pontos, que é o cálculo do Celso [Roth] para garantir a permanência na Série A. Depois teremos mais alguns jogos para ver o que vai acontecer", definiu Rafael Marques.

Grêmio e Flamengo se enfrentam neste domingo, às 16h (horário de Brasília), em Porto Alegre. O duelo vale pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.