Topo

Jogo contra o Cruzeiro vira 'divisor de águas' para o Flamengo e pode restringir final de ano

Vanderlei Luxemburgo e Patricia Amorim: momento de definição do Fla na temporada - Alexandre Vidal/ FLA Imagem
Vanderlei Luxemburgo e Patricia Amorim: momento de definição do Fla na temporada Imagem: Alexandre Vidal/ FLA Imagem

Vinicius Castro

No Rio de Janeiro

05/11/2011 07h10

Elenco milionário, Ronaldinho como o grande astro, Vanderlei Luxemburgo no comando, e o risco de encerrar o ano sem um título de expressão. A situação do Flamengo ao final da temporada é analisada com calma pela diretoria, mas sua definição passa diretamente pelo confronto contra o Cruzeiro, neste domingo, às 17h, no Engenhão, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro.

SEM RONALDINHO, FLA E UNICEF LANÇAM PARCERIA

Alexandre Vidal/ Fla Imagem
Flamengo e Unicef lançaram nesta sexta-feira uma parceria para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes dentro e fora do clube rubro-negro.

Em caso de derrota, o Rubro-Negro pode se afastar ainda mais dos líderes e deixar até a zona de classificação para a Libertadores. O resultado seria catastrófico. O clube teria provavelmente apenas a possibilidade de tentar uma vaga na principal competição do continente, objetivo da temporada no discurso de atletas, treinador e dirigentes, mas tratado nos bastidores como um prêmio de consolação pelo investimento.

“Esse jogo é fundamental pela possibilidade de título. Se o resultado não for positivo vamos brigar apenas pela Libertadores. Temos de jogar uma decisão e a torcida precisa comparecer. O Grêmio levou 2 a 0 e a torcida ficou em cima. É importante o Engenhão estar cheio e os torcedores ao nosso lado”, afirmou o técnico Vanderlei Luxemburgo.

O fato é que encerrar uma temporada apenas com a conquista do título estadual invicto incomoda. Na visão da diretoria, o clube montou um elenco para vencer o Campeonato Brasileiro. No entanto, a possibilidade de nem sequer chegar à Libertadores assombra a cúpula de futebol. Se o desastre acontecer, dificilmente o Rubro-Negro conseguirá atrair novos patrocinadores e mesmo com o milionário contrato de televisão deverá ter dificuldades financeiras em 2012.

Por isso, vencer os últimos seis jogos é a meta. Se o título não for possível, a vaga para a Libertadores é tratada realmente como obrigação. O primeiro desafio é contra o desesperado Cruzeiro e Luxa aposta na velocidade do garoto Thomás, além do talento de Ronaldinho para sair vitorioso. O time entra em campo com: Felipe; Léo Moura, Welinton, Alex Silva e Junior Cesar; Airton, Maldonado, Thiago Neves e Thomás; Ronaldinho e Deivid.