Topo

CBF confirma agressão à arbitragem da derrota corintiana: "eles passam bem"

Do UOL Esporte

Em São Paulo

07/11/2011 13h30

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou ao UOL Esporte que o trio de arbitragem de América-MG x Corinthians foi agredido no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, nesta segunda. A entidade disse que Jean Pierre Gonçalves Lima, Altemir Hausmann e Julio Cesar Rodrigues passam bem. 

Os árbitros estavam em São Paulo em conexão para suas cidades de origem quando se envolveram em uma confusão com torcedores corintianos que estavam em seu voo. A agressão se deu no saguão de desembarque do aeroporto e a Infraero e a Polícia Federal foram chamadas para resolver o problema. 

A administração de Congonhas não soube, no entanto, informar detalhes do ocorrido, já que quando os seguranças chegaram ao local a confusão já havia sido dispersada. A Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (Anaf) foi procurada pelo reportagem, mas não atendeu às ligações para dar detalhes sobre o estado dos árbitros agredidos. 

A informação foi veiculada no fim da manhã no blog do Ceará, do UOL Esporte. Segundo o jornalista, o presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, estava ciente do ocorrido e temeroso com o reflexo que o incidente podia ter nos jogos restantes do clube no Campeonato Brasileiro. 

O Corinthians emitiu uma nota em seu site oficial repudiando "os fatos ocorridos na manhã desta segunda-feira", sem citar em nenhum momento a agressão aos árbitros. A assessoria de imprensa do clube disse que o clube não sabia informar o que aconteceu exatamente. 

O gaúcho Jean Pierre Gonçalves Lima e seus auxiliares conterrâneos Altemir Hausmann (da Fifa) e Julio Cesar Rodrigues Santos foram muito criticados por suas atuações no último domingo, no Parque do Sabiá, em Uberlândia. O pênalti marcado a favor do Corinthians e, principalmente, o que favoreceu o América-MG foram alvos de muitas reclamações. 

Confira a nota oficial do Corinthians: 

“Em relação aos fatos ocorridos na manhã desta segunda-feira (07), o Sport Club Corinthians Paulista repudia toda e qualquer forma de violência. Este não é o caminho para decisão do ponto de vista esportivo ou de qualquer natureza.

Quando um atleta do maior rival do Corinthians foi agredido por torcedores do próprio clube, o Corinthians além de repudiar o ocorrido foi a público através de seu presidente, Andrés Sanchez, para deixar claro que apoiava a decisão de paralisação do Campeonato e comunicou sua posição ao presidente do Sindicato de Atletas do Estado de São Paulo, Rinaldo Martorelli.

O futebol tem as instituições necessárias para que as posições do clube possa ser comunicada evitando qualquer ato de violência.”