Topo

Site que monitora erros da arbitragem prepara troféu simbólico e vê Vasco quase campeão

Vascaínos reclamam da arbitragem; time se envolve em lances polêmicos na Série A - AP Photo/Karel Navarro
Vascaínos reclamam da arbitragem; time se envolve em lances polêmicos na Série A Imagem: AP Photo/Karel Navarro

Bruno Freitas

Em São Paulo

16/11/2011 12h00

Se na tabela oficial do Campeonato Brasileiro Corinthians e Vasco disputam o topo cabeça a cabeça a cada rodada, a reta final da competição se mostra sem o mesmo equilíbrio em um acompanhamento paralelo da Série A. Um site que se dedica à análise de erros de arbitragem e seu consequente impacto na classificação aponta que os cariocas estão muito perto do título, pelo menos neste cenário alternativo.

Criado no primeiro semestre deste ano, o Placar Real prepara um troféu a ser entregue ao campeão moral de sua classificação paralela, mantida sobre os critérios estipulados a respeito de como supostos equívocos do apito podem melhorar ou prejudicar a situação de times. Neste cenário, o Vasco aparece com 67 pontos, seis a mais do que na tabela da CBF. Pelo site, a equipe de Cristóvão Borges tem cinco pontos na frente do Corinthians (que soma 62, um a mais do que no campeonato “pra valer”).

“Desde a criação do site existia a ideia de entregar o troféu ao verdadeiro campeão, ao campeão moral. Agora na reta final, com a possibilidade mais evidente de o campeão da CBF diferir do nosso, isso virou uma realidade. Pretendemos fazer a entrega”, conta Daniel Fazenda Freire, um dos idealizadores do site.

Site que monitora arbitragem "desequilibra" duelo entre Vasco e Corinthians no topo - Reprodução

A equipe do Placar Real pretende entregar o troféu simbólico para o campeão da classificação paralela, mesmo que ele seja igual ao da tabela da CBF. Tudo isso em uma cerimônia simples, informal. O design da taça deverá lembrar o modelo oferecido ao vencedor da Série A, mas com alguma menção de imagem ao site.

De acordo com o estudo do site, o Vasco foi prejudicado em quatro das últimas cinco rodadas e deveria ter somado mais pontos em dois jogos específicos. Contra o Santos, passaria de derrota a empate com um gol mal anulado e um pênalti não marcado. Diante do São Paulo, poderia ter vencido a partida através de uma penalidade ignorada no fim.

Nas últimas semanas, os corintianos também reclamaram de se sentirem alvos do apito, principalmente em declarações do técnico Tite. Pelo levantamento do site, de fato a equipe paulista foi afetada nas últimas rodadas. “O Corinthians foi prejudicado contra o América, que teve um pênalti assinalado que não aconteceu. Deveria ter empatado neste jogo [foi derrotado]. Contra o Inter, o jogador que fez o gol o time gaúcho deveria ter sido expulso antes [Nei, no empate por 1 a 1]”, diz Daniel.

  • Júlio César Guimarães/UOL

    Versão alternativa da taça do Brasileiro será entregue ao campeão apontado no site Placar Real

No ar desde o final de junho, o site que monitora a arbitragem do Brasileiro é mantido por dois amigos de São Paulo, o engenheiro civil Daniel e o publicitário Rodrigo Scudero Capela. Ambos não têm nenhuma relação formal com o futebol, a não ser a paixão por seus respectivos clubes, que são mantidos em sigilo em nome da isenção do projeto.

O trabalho dos amigos não tem nenhum fundamento científico, mas se baseia em lances polêmicos levantados em cada rodada, todos aqueles que geram reclamações de alguma das partes envolvidas. Às vezes eles são sugeridos por internautas que visitam o site.

A avaliação final do erro é determinada através de observações de comentaristas da TV, de preferência de especialistas em arbitragem. Os vídeos das análises são disponibilizados no Placar Real, bem como as explicações de resultados que mereciam ser alterados.

Para manter a iniciativa funcionando, os amigos torcedores sacrificam madrugadas de sono e contam com a compreensão de suas respectivas esposas. O site que começou com acesso diário de mil pessoas hoje recebe cerca de 4 mil visitantes. Em dias posteriores a rodadas, o pico é de 10 mil torcedores.

“Cresceu muito o acesso. Virou meio que uma obrigação. Existe um pouco mais de cobrança da nossa parte. Começou meio na brincadeira, mas agora temos uma responsabilidade maior”, afirma Daniel Fazenda Freire.

SANTOS E PALMEIRAS AFETADOS: PARA CIMA E PARA BAIXO

De acordo com a metodologia do site, de como os erros de arbitragens detectados impactam na classificação do Brasileiro, Santos e Palmeiras aparecem como as equipes com maior discrepância em relação à tabela real.

  • Junior Lago/UOL

    Palmeiras de Felipão é a equipe mais prejudicada do Campeonato Brasileiro, de acordo com o site

O site criou um ranking batizado de “Farorecimômetro”, que aponta que o Santos ganhou cinco posições graças a erros do apito a seu favor, aparecendo em 8º lugar, ao invés do 13º, de acordo com levantamento do Placar Real (cinco pontos a mais).

O Palmeiras, por sua vez, figura na tabela do site como a equipe mais prejudicada pela arbitragem neste Campeonato Brasileiro. Segundo o levantamento, o time de Luiz Felipe Scolari deveria ocupar a 7ª colocação, sete à frente da atual 14ª posição (com dez pontos a mais).

A quatro rodadas do fim da temporada, a dupla que mantém a iniciativa de monitorar a arbitragem já analisou mais de 250 lances polêmicos. Além da classificação paralela, o site também elaborou uma tabela para avaliar o desempenho dos juízes do campeonato, em estudo denominado de “Juizômetro”.

Nesta lista, Sandro Meira Ricci (DF) aparece com o desempenho mais favorável, com 13 acertos e seis erros em lances duvidosos, destoando do último ano, quando foi foco de polêmica no Brasileiro após marcar um pênalti polêmico sobre o corintiano Ronaldo em jogo decisivo com o Cruzeiro. Pelo levantamento, a pior performance pertence ao alagoano Francisco Carlos do Nascimento (quatro acertos e dez erros). “Mais isso tem a ver com número de jogos também. Quem apita mais tem mais chance de errar”, pondera Daniel, um dos criadores do site.