Topo

Em lançamento de livro do Fla, Patricia Amorim mostra apreensão e não descarta mudanças

Patricia Amorim e Adílio prestigiaram o lançamento do livro em comemoração ao título do Flamengo - Vinicius Castro/ UOL Esporte
Patricia Amorim e Adílio prestigiaram o lançamento do livro em comemoração ao título do Flamengo Imagem: Vinicius Castro/ UOL Esporte

Vinicius Castro

No Rio de Janeiro

18/11/2011 21h48

A noite desta sexta-feira foi de festa em um shopping do Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro. Seguindo as comemorações pelos 30 anos do título Mundial Interclubes do Flamengo, o livro "1981" (Maquinária Editora), dos autores André Rocha e Mauro Beting, foi lançado oficialmente e contou com as presenças da presidente Patricia Amorim e do ex-jogador Adílio. Quase no final do evento, Zico, maior ídolo da história do clube, também apareceu para a alegria dos presentes.

Em breve passagem pelo local, Patricia Amorim mostrou-se ansiosa com a reta final do Campeonato Brasileiro. A dirigente acredita na classificação para a Libertadores de 2012, mas não garante a permanência dos profissionais que comandam o futebol para o próximo ano. A avaliação será feita apenas no dia 5 de dezembro.

“Estou apreensiva, mas confiante. Segundo os matemáticos temos 50% de chances de chegar na Libertadores. Acho que vai ser um jogo de cada vez. Estamos próximos e precisamos ter calma nesse final. Não dá para morrer de véspera, nem trabalhar com possibilidades. Se o urubu cantasse estaria preso na gaiola. E a gente gosta muito de urubu (risos). Vamos trabalhar com fatos”, afirmou ao UOL Esporte, acrescentando.

“Penso que vai dar certo, tudo vai acabar bem e vamos nos classificar. Uma série de problemas não vão demandar da presidência e da diretoria um tempo maior do que necessitam. Vamos esperar para conversar sobre mudanças no dia 5 de dezembro. Tenho que motivar os jogadores a seguir buscando os pontos. Vamos avaliar todo o trabalho e sem criar monstros”, completou.

O livro "1981", produto oficial do Flamengo, conta a história de como a “Era de Ouro” foi formada e os segredos por trás das conquistas. Os adversários da geração também ganham destaque: Roberto Dinamite, Leão, Dario Pereyra, Fernando Morena, entre outros.

A análise acontece a partir de 1976, passa pela época áurea e termina em 2009, ano da conquista do hexacampeonato brasileiro. Na capa da publicação, um convite para a leitura dos rubro-negros: “Como um craque idolatrado, um time fantástico e uma torcida inigualável fizeram o Flamengo ganhar tantos títulos”.