Topo

Neymar sofre 50% mais faltas que 2010 e passa Kleber como mais caçado do país

Neymar fica caído no chão durante uma partida do Brasileirão; atacante é o mais caçado - Fernando Pilatos/UOL Esporte
Neymar fica caído no chão durante uma partida do Brasileirão; atacante é o mais caçado Imagem: Fernando Pilatos/UOL Esporte

Do UOL Esporte

Em São Paulo

18/11/2011 12h00

Neymar está na mira dos clubes europeus, dos flashes da imprensa, das marias-chuteiras e das travas dos adversários. Em 2011, o craque santista melhorou seus números no Campeonato Brasileiro, mas passou a sofrer 50% mais faltas que no ano passado e já bate Kleber, ex-Palmeiras, como mais caçado do Brasil.

Em 2010, Neymar esteve em campo pelo Santos em 31 jogos e sofreu 142 faltas, com uma média de 4,6 por jogo. Neste ano, o número aumentou consideravelmente. Em apenas 20 partidas até agora, ele já atingiu a marca de 134 faltas, segundo dados do Datafolha que já computam o confronto com o Atlético-GO da última quinta.

No empate por 1 a 1, uma falta sobre o camisa 11 santista foi um dos lances mais importantes do jogo. Depois de uma bela arrancada, Neymar foi derrubado pelo zagueiro Agenor, que acabou expulso de campo. Ao todo, só no jogo contra os goianos, foram nove faltas no atacante.

“Aqui a pegada é incrível. É toda hora falta no Neymar. Se pegar o Barcelona não vai ser assim. Eles vão respeitar isso, é uma característica do europeu mesmo. Não param o jogo toda hora com falta”, disse Muricy Ramalho, referindo-se ao possível confronto entre os dois clubes no Mundial, no Japão, em dezembro.

VEJA TODAS AS ESTATÍSTICAS DE NEYMAR

Neymar
Neymar
Bolas recebidas41
Bolas perdidas13
Desarmes6
Faltas recebidas7
Faltas cometidas2
Finalizações4
Aprov. de passes81%

A perseguição dos zagueiros coloca Neymar na liderança de um ranking ingrato. Com a média elevada e a três rodadas do fim do torneio, o santista está praticamente garantido como o mais caçado do Brasil, à frente até do ex-palmeirense Kleber, que costuma liderar o quesito.

No ano passado, o Gladiador “venceu” a disputa com média de 5,5 por partida, deixando Neymar em segundo. Neste ano, Kleber entrou em campo 19 vezes e recebeu 95 faltas, com média de 5 por confronto.

Neymar, no entanto, pode comemorar outros números da comparação com sua atuação em 2010. Nesta temporada ele recebeu mais bolas (4 a mais por jogo), driblou mais (2 a mais por jogo) e chutou mais (0,6 por jogo), comprovando a sua evolução.