Topo

Cristóvão 'abandona' cautela e testa formação inédita para evitar novo tropeço do Vasco

Cristóvão não quer saber de cautela e promete um time ofensivo para o jogo contra o Avaí no sábado - Marcelo Sadio/ Site oficial do Vasco
Cristóvão não quer saber de cautela e promete um time ofensivo para o jogo contra o Avaí no sábado Imagem: Marcelo Sadio/ Site oficial do Vasco

Pedro Ivo Almeida

No Rio de Janeiro

19/11/2011 06h03

Com três rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, e dois pontos atrás do líder Corinthians, o técnico Cristóvão Borges sabe que um novo tropeço pode significar o fim do sonho do título para o Vasco. E para que isto não aconteça, o treinador abandonará a cautela dos últimos jogos, quando atuou com três volantes, e testará a formação com Felipe, Juninho Pernambucano e Diego Souza entre os titulares, algo inédito sob o seu comando, na partida deste sábado, contra o Avaí, às 19h, em São Januário.

Após 20 partidas substituindo Ricardo Gomes, que ainda se recupera de um AVC hemorrágico e só deve voltar aos trabalhos em 2012, será a primeira vez que Cristóvão terá os três meias no time titular. Preocupado em não perder as características de marcação, o treinador inovou e testará o também inédito 3-4-3, com Diego Souza mais adiantado, atuando ao lado de Eder Luis e Elton no ataque, enquanto Felipe e Juninho ficarão responsáveis pela criação no meio de campo.

"Podendo contar com os três (Felipe, Juninho e Diego), vou partir para cima com o que tenho de melhor. Poderíamos perder um pouco de força na marcação, mas vou compensar com outros jogadores por ali. Além disso, ganhamos muito em qualidade na saída de bola, no toque, na chegada ao ataque e na criatividade", ressaltou Cristóvão, que não acredita em vida fácil para o vascaíno, mesmo enfrentando o lanterna da competição.

Confrontos da 36a rodada

Todos os jogos:
Gata do Vasco
Gata do Avaí
Gata do Vasco
Gata do Avaí

"Temos que entrar firmes, jogando para frente e buscando o resultado. Não tem essa de jogo fácil. Independente de situação na tabela, são homens do outro lado do campo, e vão lutar por sua honra. Ninguém entra em campo para perder. Temos que tomar cuidado", alertou o treinador cruzmaltino.

Outras possíveis novidades para a partida válida pela trigésima sexta rodada, neste sábado, são as mudanças de posição de Fagner e Jumar. Enquanto o lateral direito poderá atuar como um meia por aquele lado, o volante, que vinha exercendo a função de lateral esquerdo, deve ser deslocado para a zaga, jogando ao lado de Dedé e Renato Silva.

Apesar de não confirmar, a tendência é que Cristóvão Borges escale o time para enfrentar o Avaí com Fernando Prass; Dedé, Renato Silva e Jumar; Fagner, Rômulo, Felipe e Juninho; Eder Luis, Elton e Diego Souza.