Topo

Tite tenta controlar ansiedade pelo título no Corinthians e adota cautela nas entrevistas

"É preciso filtrar a mídia. Nesses momentos prefiro me recatar um pouco", afirma Tite - Junior Lago/UOL
"É preciso filtrar a mídia. Nesses momentos prefiro me recatar um pouco", afirma Tite Imagem: Junior Lago/UOL

Carlos Padeiro

Em São Paulo

22/11/2011 12h24

Controlar o clima do já ganhou. Esse é o principal desafio apontado por Tite a duas rodadas do término do Brasileiro. O treinador adota cautela nas entrevistas e cobra dos jogadores uma semana forte de treinamentos, sem 'oba oba', antes do duelo de domingo com o Figueirense, às 17h, em Florianópolis.

“Tem que trabalhar bem na semana para ganhar o jogo no fim de semana. É o que eu digo, continua namorando antes, para casar tem que namorar antes”, observou o comandante corintiano na manhã desta terça-feira, após treinamento no CT Joaquim Grava.

Tite costuma utilizar essa comparação do “namorar antes de casar” para pedir paciência aos jogadores quando eles ficam afoitos e erram na criação das jogadas ofensivas.

“Digo a eles: ‘lembrem-se do que fizeram até chegar aqui e repitam agora. Não existe fórmula mágica para as coisas’. Não gosto de falar em sorte, é antes competência e merecimento”, acrescentou.

Além disso, o técnico gaúcho planeja não se expor antes do fim da temporada.

“Vocês [jornalistas] não vão gostar, mas é preciso filtrar a mídia. Gosto da relação profissional com vocês, mas nesses momentos prefiro me recatar um pouco. Não ficar exposto em programas ao vivo, ficar mais quieto no meu canto.”

A equipe de Parque São Jorge pode sagrar-se pentacampeão nacional já no próximo domingo, caso vença o Figueirense fora de casa e o Vasco não ganhe do Fluminense, no Rio de Janeiro.

“É uma possibilidade real e depende de uma combinação de resultados. Antes disso vamos trabalhar, construir uma boa semana, administrar perguntas de que pode ser campeão. Tenho experiência suficiente para não contar com o título antecipado”, comentou Tite.

Se o título não vier em Florianópolis, a decisão ficará para o dia 4 de dezembro, diante do Palmeiras, no Pacaembu.