Topo

'Garçom' Danilo cai de rendimento e corre risco de perder vaga para finalizador Alex

Danilo anotou três gols em 35 jogos no Brasileiro, contra seis em 26 jogos de Alex - Folhapress e UOL
Danilo anotou três gols em 35 jogos no Brasileiro, contra seis em 26 jogos de Alex Imagem: Folhapress e UOL

Carlos Padeiro

Em São Paulo

23/11/2011 06h05

Presente em 35 das 36 exibições do Corinthians no Brasileiro, o meia Danilo sofre uma queda de rendimento justamente nesta reta final e corre o risco de perder a titularidade para Alex, que está recuperado de uma lesão muscular e entrou bem contra o Atlético-MG, no último domingo.

ADRIANO TITULAR SÓ A PARTIR DE 2012

  • Ricardo Nogueira/Folhapress

    Tite comemora o fato de ter o elenco completo à sua disposição e não cogita escalar Adriano como titular, apesar de o Imperador ter sido o herói na virada por 2 a 1 sobre o Atlético-MG.

    "Só ano que vem para ele ter tempo e condições”, informou o treinador.

Os números do Datafolha mostram o excesso de erros cometidos por Danilo nas últimas partidas. O camisa 20, 'garçom' de todo o campeonato com 12 assistências, tem falhado no passe e perdido a bola com frequência. Atuação convincente ele não realiza há mais de um mês, quando brilhou no empate por 2 a 2 com o Vasco e foi muito bem na vitória por 3 a 0 sobre o Atlético-GO, no início de outubro.

Já Alex percorre caminho inverso. Contratação mais cara do clube alvinegro para a temporada, o meia de 29 anos cresceu nos últimos meses e se destaca no número de finalizações – apresenta uma média de três chutes a gol nos 26 jogos que disputou. O resultado são seis gols durante o Nacional, contra três de Danilo. 

Tite faz mistério e provavelmente só dará indícios de qual escalação pretende adotar diante do Figueirense, no domingo, às 17h, a partir de quinta-feira, quando costuma promover atividades táticas e montar o time titular.

O treinador acredita na evolução de Danilo nos treinamentos. “Ele tem a semana inteira para estar legal, se recuperar da intensidade destes três jogos, onde houve uma viagem cansativa para o Ceará”, comentou.

Questionado se Alex pode ganhar uma vaga no time, despistou. “Possibilidades todos têm, o Alex tem. Vamos deixar até sexta pra ver como as coisas caminham.”

Danilo foi substituído durante o segundo tempo nos triunfos sobre Atlético-MG e Ceará. Após a sua saída, o Corinthians melhorou e ganhou os dois confrontos. Contra o time mineiro, ele errou 31% dos passes (20 certos e 9 errados). Na derrota para o América-MG, duas semanas antes, entregou a bola 12 vezes ao adversário. Para se ter uma ideia, nesta mesma partida o atacante Willian figura como o segundo da equipe a perder mais a bola: seis vezes, ou seja, a metade do companheiro ofensivo.

No caso de Alex, joga contra o histórico de lesões. O camisa 12 não enfrentou o Avaí, por conta de dores musculares, atuou apenas 16 minutos contra o América, quando lesionou a coxa, e desfalcou o elenco diante de Atlético-PR e Ceará.