Topo

Deco elogia Vasco: 'É o time que joga o futebol mais bonito do Brasileirão'

Deco não acredita que vascaínos sentirão cansaço por disputarem competições paralelas - Dhavid Normando/Photocamera
Deco não acredita que vascaínos sentirão cansaço por disputarem competições paralelas Imagem: Dhavid Normando/Photocamera

Luiz Maurício Monteiro

No Rio de Janeiro

25/11/2011 06h14

O clássico de domingo, contra o Vasco, é uma verdadeira final para o Fluminense. Se vencer, e contar com um tropeço do líder Corinthians, a equipe das Laranjeiras seguirá sonhando com o título até a última rodada. Se perder, tudo irá por água abaixo. Nada melhor, então, do que enfrentar nessa decisão um rival de alto nível. Deco, maestro do meio-campo do Flu, é só elogios ao Vasco.

Para o camisa 20, que anunciou nesta quinta-feira a prorrogação de seu contrato com o Flu até dezembro de 2012, o vice-líder do Brasileirão  é, atualmente, o time que pratica o futebol mais bonito do torneio. "É bonito ver o Vasco jogando. É um time que tem um ataque forte. Na defesa, tem um bom goleiro e o melhor zagueiro do Brasil no momento, que é o Dedé. É um adversário de muita qualidade".

"Se vencermos, ainda teremos que torcer contra o Corinthians. Então é melhor pensarmos que ainda teremos que conquistar um ponto para ir para a Libertadores direto. É assim que temos que pensar", disse o meia, lembrando que o Flu garantiu vaga, até agora, apenas na Pré-Libertadores.

Mas, ainda valorizando as qualidades do adversário de domingo, Deco comentou sobre o setor de meio-campo que, segundo ele, pode ser decisivo no clássico. E diante dos qualificados jogadores que vão estar do outro lado, o meia tricolor alerta que todo cuidado pode ser pouco.

"Não acredito que o meio-de-campo vá decidir, mas é um setor importante, que dita o ritmo de jogo da equipe. Faz o time ter condições de criar chances de gol. E o Vasco tem, hoje, os dois melhores jogadores dessa posição, na minha opinião, que são o Felipe e o Juninho. Ainda tem o Diego (Souza) que eu gosto muito de ver jogar. São vários bons jogadores, então nós temos que tomar cuidado para tentar ficar o máximo com a bola e ganhar o jogo", disse o Deco, rechaçando ainda a possibillidade de o rival estar mais desgastado por estar disputando paralelamente a Copa Sul-Americana.

"Até domingo, eles terão quatro dias para recuperar (o último jogo do Vasco na Sul-Americana foi na quarta-feira passada). Na verdade, o Vasco luta pelo título, e quando se joga pelo título, tudo é superado pelo objetivo de ser campeão".

Com 62 pontos, o Fluminense enfrenta o Vasco, que tem 65, neste domingo, às 17h, no Engenhão, em clássico válido pela penúltima rodada do Brasileirão. Para seguir com chances de conquistar o título, o Tricolor precisa derrotar o rival e torcer para que o Corinthians não passe de um empate com o Figueirense, em Florianópolis. Caso contrário, o sonho do tetra ficará para 2012.