Topo

Bolívar é suspenso pelo STJD até a recuperação do lateral Dodô do Bahia

Do UOL Esporte

Em Porto Alegre

28/11/2011 21h39

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva suspendeu por unanimidade de votos na noite desta segunda-feira o zagueiro Bolívar até o retorno aos gramados do lateral Dodô. O defensor do Internacional se envolveu no lance em que o jogador do Bahia sofreu um rompimento no ligamento cruzado do joelho esquerdo na partida realizada no estádio Beira-Rio, no dia 16 de novembro.

Dodô passou por cirurgia na última semana e a expectativa é que ele se recupere em seis meses. O departamento jurídico do clube gaúcho irá recorrer da suspensão e, até sexta-feira, entrará com um efeito suspensivo para que Bolívar possa atuar no Gre-Nal do próximo domingo.

"Foi um julgamento surpreendente que aplica uma punição de quatro jogos, mais o período que o atleta do Corinthians, que está emprestado para o Bahia, ficar em recuperação. O julgamento que vai nos motivar a recorrer e buscar a reversão da decisão no Pleno do Tribunal", declarou o advogado do Inter, Rogério Pastl, em entrevista à Rádio Guaíba.

Bolívar foi denunciado no artigo 254, jogada violenta, e pegou quatro jogos de gancho. Porém, também foi punido pelo parágrafo terceiro, que prevê a equivalência de tempo entre o atleta que ficará inativo e o suposto responsável pela lesão. O jogador esteve presente no julgamento, repetiu que não teve a intenção de lesionar o colega de profissão e lembrou que raras vezes foi expulso na carreira. Os auditores não se sensibilizaram com o depoimento e decidiram que o zagueiro só poderá voltar aos gramados quando Dodô estiver liberado para atuar.

O árbitro Paulo Cesar de Oliveira, que deu cartão amarelo para Bolívar e também foi julgado, afirmou que não viu maldade do jogador do Inter no momento da lesão, mas admitiu que errou ao ver o vídeo do lance e que deveria ter expulsado o jogador. Os auditores do STJD absolveram Oliveira por unanimidade e sem a necessidade do advogado fazer a defesa do árbitro.