Topo

Restando 90 minutos para concluir 'projeto', Flamengo vive misto de alegria e decepção

Ronaldinho comemora o gol da vitória do Flamengo sobre o Internacional, em Macaé - Alexandre Vidal/ Fla Imagem
Ronaldinho comemora o gol da vitória do Flamengo sobre o Internacional, em Macaé Imagem: Alexandre Vidal/ Fla Imagem

Vinicius Castro

Em Macaé (RJ)

28/11/2011 06h10

Os resultados da penúltima rodada do Campeonato Brasileiro ajudaram, e a vitória sobre o Internacional por 1 a 0, no último domingo, no estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, em Macaé, deixaram o Flamengo muito próximo de garantir a sua vaga na Libertadores do próximo ano. Um empate no clássico contra o Vasco, ou mesmo uma derrota, desde que apenas um time entre Figueirense, Internacional e Coritiba vença o seu jogo, colocam o Rubro-Negro na principal competição do continente.

Se tudo der certo, o “projeto” do técnico Vanderlei Luxemburgo será concluído com relativo sucesso. No início do ano, disputar a Libertadores em 2012 foi o objetivo traçado. A temporada caminhou, o Flamengo engrenou excelente momento na competição, e o título passou a ser algo palpável. Porém, a irregularidade do time abreviou o sonho.

Após a vitória sobre o Internacional, os jogadores se abraçaram no centro do gramado para celebrar o momento com alegria. O triunfo chegou como o alívio para uma fase de polêmicas nos bastidores, salários atrasados, e indefinições quanto ao próximo ano.

Se comissão técnica e jogadores esbanjaram empolgação, nos bastidores do Flamengo a vitória também foi comemorada, mas o sentimento de decepção parece superior. Perder o título com o elenco detentor de uma das maiores folhas salariais do país incomoda. Na realidade, a presidente Patricia Amorim e seus pares consideravam a conquista do hepta o verdadeiro “projeto”. Para eles, a vaga na Libertadores soa mais como um prêmio de consolação.

Além de salvar 2011, o Flamego terá a possibilidade de impedir o título do maior rival, que precisa vencer e torcer por uma derrota do Corinthians para o Palmeiras. Apesar do desejo da torcida, o discurso é o politicamente correto.

“A torcida sempre espera uma conquista em cima do Vasco para deixá-lo em segundo plano, mas não pensamos nesse tipo de coisa. Nosso objetivo é conquistar a vaga na Libertadores. O Vasco luta pelo título, mas o jogo teria essa atmosfera mesmo sem valer nada. Tem muita rivalidaade”, afirmou o técnico Vanderlei Luxemburgo.

Com 60 pontos, o Flamengo está em quarto lugar no Campeonato Brasileiro. O elenco folga nesta segunda-feira e se reapresenta terça-feira no CT Ninho do Urubu, em Vargem Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Se conquistar a vaga na Libertadores, os jogadores vão dividir R$ 3 milhões, premiação propagada antes da reta final por Michel Levy, vice de finanças do clube.