Topo

Top 5: As razões para acreditar no título brasileiro do Corinthians

Matemática, tabu, boa fase e força do Flamengo contra o Vasco favorecem o Corinthians - Neco Varella/Agência Freelancer
Matemática, tabu, boa fase e força do Flamengo contra o Vasco favorecem o Corinthians Imagem: Neco Varella/Agência Freelancer

Do UOL Esporte

Em São Paulo

03/12/2011 06h00

Uma semana depois de quase soltar o grito de “campeão”, após a vitória por 1 a 0 sobre o Figueirense, o Corinthians entra em campo como amplo favorito para conquistar o pentacampeonato brasileiro. Basta empatar com o Palmeiras no domingo, a partir das 17h, no Pacaembu lotado de torcedores alvinegros. Em caso de derrota, o Vasco não pode vencer o Flamengo no Engenhão.

O UOL Esporte escolheu cinco motivos para o torcedor ter confiança no título. A matemática é favorável, a fase é boa e o Pacaembu é a casa corintiana. Além disso, o Vasco é freguês do Flamengo. Confira:

LIDERANÇA NÃO MUDA NA ÚLTIMA RODADA

O retrospecto do Brasileiro nos pontos corridos favorece o Corinthians. Desde 2003, quem chegou à última rodada como líder cumpriu seu dever e garantiu o título. Em três casos (Cruzeiro em 2003 e São Paulo 2006 e 2007), o campeonato foi decidido antes. Nas outras seis edições, não houve mudança no topo da tabela na rodada final, como no tetra corintiano de 2005 (foto). Cabe ao time de Tite manter a escrita.
MELHOR DEFESA. SE NÃO TOMAR GOL É CAMPEÃO

Se o goleiro Julio Cesar deixar o Pacaembu sem levar gol, o Corinthians levanta a taça. Os números são favoráveis. A defesa corintiana é a melhor do campeonato: levou apenas 36 gols em 37 rodadas. Além disso, o camisa 1 alvinegro tem na memória a melhor atuação da sua carreira justamente contra o Palmeiras, em fevereiro, quando fechou o gol na vitória por 1 a 0, resultado que salvou o emprego de Tite.
TABU DE 16 ANOS CONTRA O PALMEIRAS NO PACAEMBU

O Pacaembu é simbolicamente a casa do Corinthians. No estádio municipal, o time alvinegro não perde para o arquirrival alviverde desde 1995. De lá para cá, foram cinco triunfos para equipe de Parque São Jorge e dois empates. Se o tabu de 16 anos for preservado, os 36 mil corintianos presentes nas arquibancadas podem gritar “é campeão”.
89,2% DE CHANCE DE SER CAMPEÃO

Além da boa fase do time de Tite, que venceu os últimos quatro jogos, a matemática conspira a favor. Das nove combinações possíveis de resultados nas duas partidas que definem o campeão (Corinthians x Palmeiras e Vasco x Flamengo), apenas uma leva o troféu para o Rio de Janeiro. As outras oito garantem o título ao clube de Parque São Jorge. Segundo site Chance de Gol, a possibilidade de o Corinthians ser campeão é de 89,2%, contra 10,8% do Vasco.
VASCO FREGUÊS DO FLAMENGO

Caso a força do Pacaembu não funcione, a defesa seja vazada, o ataque passe em branco, ou seja, um dia infeliz para a nação alvinegra, fica a torcida para o Vasco não ganhar do Flamengo. O histórico favorece, já que o time de São Januário é freguês do rubro-negro. A última vitória vascaína sobre o rival ocorreu em 2006. Em jogos decisivos, o Mengão costuma levar a melhor, como no famoso gol de Petkovic, em 2001 (foto).