Topo

Fla assiste a duelo Ronaldinho x Joel e vive 'contagem regressiva' por mudança

Ronaldinho já gastou seus trunfos com a diretoria  e pode ser barrado por Joel Santana - Alexandre Vidal/ Fla Imagem
Ronaldinho já gastou seus trunfos com a diretoria e pode ser barrado por Joel Santana Imagem: Alexandre Vidal/ Fla Imagem

Caio Barbosa

Do UOL, no Rio de Janeiro

21/05/2012 06h01

O Flamengo mal começou o Campeonato Brasileiro após 27 dias de férias forçadas pelas eliminações precoces na Libertadores e no Carioca, e já vive uma nova guerra de bastidores que tem novamente como personagem o craque Ronaldinho Gaúcho. Principal articulador da queda de Vanderlei Luxemburgo no início de fevereiro, o astro rubro-negro disparou na imprensa as críticas que costuma fazer internamente ao técnico Joel Santana. O comandante não deixou barato e reagiu, deixando o ambiente tenso no grupo após o empate por 1 a 1 com o Sport, sábado, na Ilha do Retiro.

JOEL REBATE CRÍTICAS DE RONALDINHO

  • Marcelo de Jesus/UOL

    Após o empate por 1 a 1 entre Flamengo e Sport, o técnico Joel Santana deu entrevista coletiva tenso e irritado com as críticas que sofreu de Ronaldinho Gaúcho ainda no gramado da Ilha do Retiro, em Recife. O craque rubro-negro criticou a escalação do time, que atuou com apenas dois atacantes diante de um adversário que entrou em campo com três zagueiros, e foi desautorizado pelo treinador a falar sobre esquemas táticos.

As más atuações, o comportamento pouco profissional fora de campo e os resultados do time na temporada, no entanto, gastaram os trunfos de Ronaldinho Gaúcho, que diferentemente do que acontecia na era Luxemburgo, não conta mais com o apoio irrestrito dos jogadores, da torcida nem da diretoria. O técnico Joel Santana que, por sua vez, nunca foi de entrar em atrito com estrelas, já não aguenta mais ter de responder perguntas a respeito de seu camisa 10 e espera ter o apoio do diretor de futebol, Zinho, para, quem sabe barrar o jogador.

Pessoas próximas ao técnico garantem que Joel já tem este respaldo do novo dirigente, mas preferiu esperar por uma resposta positiva do craque no jogo de estreia no Brasileirão. No entanto, aconteceu justamente o contrário. Ronaldinho não só decepcionou em campo como criticou o esquema tático adotado pelo treinador e pediu mudanças no time. A principal alteração, no entanto, pode ser a saída do próprio jogador, que nunca foi sequer substituído pelo atual comandante.

A diretoria rubro-negra tenta colocar panos quentes na crise, pelo menos da porta para fora, e apresenta na manhã desta segunda-feira o volante Ibson, que estava no Santos, onde vinha sendo pouco aproveitado. A chegada do reforço, no entanto, pode colocar ainda mais lenha na fogueira, já que o próprio Joel Santana usou a contratação para alfinetar Ronaldinho ao dizer que o jogador seria a solução para a falta de criatividade do meio-campo rubro-negro.