! Grêmio comemora a evolução do sistema defensivo nos últimos três meses - Futebol - $estacao.titulo

UOL futebol

  • http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/brasileiro/serie-a/ultimas-noticias/2012/05/27/gremio-comemora-a-evolucao-do-sistema-apesar-das-constantes-mudancas-na-defesa.htm
  • Grêmio comemora a evolução do sistema defensivo nos últimos três meses
  • 22/07/2014
  • UOL Esporte - Futebol
  • @UOLEsporte @UOL
  • 2
Tamanho da letra
27/05/2012 - 06h04

Grêmio comemora a evolução do sistema defensivo nos últimos três meses

Do UOL, em Porto Alegre
  • Luxemburgo acredita que a fixação de Gilberto Silva foi um dos motivos da melhora da defesa

    Luxemburgo acredita que a fixação de Gilberto Silva foi um dos motivos da melhora da defesa

O início de temporada do Grêmio foi marcado por intensas críticas ao sistema defensivo da equipe, porém, a chegada de Vanderlei Luxemburgo, a contratação de reforços e a sequência de jogos fizeram com que o time superasse o mau momento. Nos primeiros oito jogos, com Caio Júnior, o tricolor Gaúcho tomou 11 gols. Com a mudança da comissão técnica, foram 14 gols em 20 jogos.

“No começo do ano, o time estava em formação. A sequência de jogos, a melhoria da questão física, a manutenção do esquema tático e de uma base de time tem facilitado. O pessoal começa a jogar junto e o entrosamento vai melhorando de acordo com a sequência de partidas. Além disso, todo mundo que tem entrado com confiança e as coisas vão melhorando”, afirmou o goleiro Victor.

Vanderlei Luxemburgo também comemora o bom momento e crê que a evolução se deu pelo trabalho desenvolvido nestes três meses desde o primeiro jogo como técnico do Grêmio contra o Caxias. Além das correções de posicionamento, o treinador acredita que a inclusão de Gilberto Silva como quarto zagueiro, a contratação de Werley e a mudança de Naldo do lado esquerdo para o direito também contribuíram para diminuição dos gols sofridos. Mesmo satisfeito, o comandante ainda quer melhorar o desempenho em alguns aspectos.

“No começo da temporada estávamos tomando pancada porque a equipe sofria gols. Com o tempo fomos ajeitando. E ainda temos que corrigir outras coisas. Por exemplo, o Alecsandro [Vasco] fez um gol de cabeça, mas como foi a origem da jogada? Será que alguém deixou o Juninho muito solto? Não dá para deixar ele olhar, pensar e cruzar na cabeça do cara”, afirmou o técnico. “A minha preocupação é que a marcação não fique apenas com os zagueiros. Ela começa com os atacantes, que aliviam a bola para o meio de campo e eles deixam ela mais mansa para os zagueiros e laterais”, complementou Luxemburgo.

Desde que assumiu o comando do Grêmio, a equipe teve nove quartetos defensivos diferentes devido às lesões e suspensões. Os quatro jogadores que mais atuaram juntos foram: Gabriel, Gilberto Silva, Werley e Pará. Ao todo foram oito jogos, com seis vitórias, duas derrotas e cinco gols sofridos.

Para o jogo contra o Palmeiras, o tricolor gaúcho terá a seguinte escalação: Victor; Gabriel, Naldo, Gilberto Silva e Pará; Vilson, Fernando, Leo Gago e Marco Antônio; Miralles e Marcelo Moreno. A partida está marcada para as 18h30 no estádio Olímpico. Os dois clubes buscam a primeira vitória no Brasileirão.