Topo

Palmeiras tem pior início de Brasileirão desde 2006, quando brigou contra queda

Edmundo estava no Palmeiras em 2006, quando time iniciou mal o Brasileirão - Fernando Santos/Folha Imagem
Edmundo estava no Palmeiras em 2006, quando time iniciou mal o Brasileirão Imagem: Fernando Santos/Folha Imagem

Do UOL, em São Paulo

07/06/2012 06h00

Há seis anos o palmeirense não sofria tanto com um início de Campeonato Brasileiro. A última vez em que o Palmeiras não conseguiu uma vitória até a 3ª rodada foi em 2006, quando brigou até as últimas rodadas para não ser rebaixado e acabou a competição na primeira posição fora da zona de degola. Na ocasião, o time paulista somou apenas um ponto nas cinco primeiras rodadas e foi conseguir a primeira vitória na 6ª rodada, diante do Santa Cruz.

DESEMPENHO NO BR

As 3 rodadas iniciais do Palmeiras
2012 - 1 ponto
2011 - 7 pontos
2010 - 7 pontos
2009 - 4 pontos
2008 - 4 pontos
2007 - 7 pontos
2006 - 0 ponto
2005 - 4 pontos
2004 - 2 pontos

Naquela temporada, a equipe tinha Salvador Hugo Palaia como diretor de futebol, chegou a ter Leão, Tite e Marcelo Villar como técnicos e teve em Edmundo o artilheiro da temporada, com 19 gols. O hoje comandante do São Paulo, aliás, caiu logo no segunda rodada, após a fatídica goleada sofrida por 6 a 1 contra o Figueirense. 

A derrota para o Sport nesta quarta-feira colocou o Palmeiras na zona de rebaixamento, com apenas um ponto em nove disputados. Só Náutico e Portuguesa têm o mesmo aproveitamento. O Corinthians ainda não saiu do zero, mas ainda joga nesta quinta-feira diante do Figueirense pela 3ª rodada.

“A pressão pode existir por parte da nossa torcida, por parte da imprensa, que é normal. Da nossa parte, não. Quando vemos possibilidade de um ou outro, vamos substituir. Jogamos bem, mas não acertamos as chances de gol como o Sport”, resumiu Felipão, que foi de poucas palavras na saída da Ilha do Retiro.

O sofrimento em 2012 se agrava por causa dos últimos dois bons inícios. Em 2010 e 2011, o time somou sete pontos em nove disputados. Esse também foi o desempenho em 2007 (veja a tabela ao lado).

Nesta temporada, a desculpa de parte da torcida é de que o time do Palestra Itália tenta se concentrar apenas na semifinal da Copa do Brasil. O primeiro jogo, no entanto, acontece só no dia 13 de junho, contra o Grêmio, no Estádio Olímpico.

“Se não tivéssemos foco (no Brasileirão), teríamos jogados mal e não foi o que aconteceu. São detalhes que precisamos corrigir trabalhando, que é o que nos cabe”, afirmou Felipão.

Mantendo o desempenho de apenas 11% dos pontos conquistados no Brasileirão até o fim da Copa do Brasil, o Palmeiras chegaria à 8ª rodada do Nacional com menos de 3 pontos em 24 disputados.