Topo

Flu iguala empates do último Brasileiro e aposta em tempo para quebrar sequência

Deco tenta a jogada observado por Fred: tempo para quebrar sequência de empates - Dhavid Normando/Photocamera
Deco tenta a jogada observado por Fred: tempo para quebrar sequência de empates Imagem: Dhavid Normando/Photocamera

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

11/06/2012 06h06

Bastaram quatro rodadas do Campeonato Brasileiro 2012 para o Fluminense igualar o número de empates obtidos em toda a competição no ano passado. Na ocasião, o time conseguiu vinte vitórias, foi derrotado em 15 oportunidades e teve três igualdades. Os 63 pontos conquistados resultaram no 3º lugar geral e classificação para a Copa Libertadores. Na edição atual, o panorama é outro e o técnico Abel Braga sabe que precisa acertar a equipe para quebrar a incômoda sequência.

Os empates com Figueirense (2 a 2), Santos (1 a 1) e Inter (0 a 0), além da vitória sobre o Corinthians (1 a 0) na estreia, deixaram o Tricolor na 9ª posição ao término da rodada, com seis pontos. Uma classificação aquém da esperada para um elenco que conta com Fred, Deco, entre outros jogadores de renome. Se em 2011, o Fluminense era o time que “não empatava”, tornou-se importante voltar a vencer o quanto antes no atual panorama das Laranjeiras.

Acostumado com a pressão da competição, o técnico Abel Braga salientou o tempo para trabalhar a equipe durante a semana sem jogos. Com os retornos dos atletas que estavam fora, o comandante espera treinar a forma de jogo sem maiores problemas, além de contar mais do que nunca com Deco, Fred e Wellington Nem. O último deixou a partida de domingo com uma tendinite no joelho direito, porém, não deve ser problema para o próximo compromisso.

“Todas as equipes passam por algumas quedas no campeonato. Ano passado, o Corinthians conseguiu nove vitórias nos dez primeiros jogos e isso foi importante. Mas enfrentamos jogos difíceis até o momento, clubes com condições de chegar ao título. Todos fazem a sua parte. Com o tempo de treino nessa semana vamos melhorar. O time vai voltar a trabalhar junto. O Fred jogou sem fazer coletivo, o Deco treinou com os reservas e o Nem veio direto da seleção. Temos que dar esse desconto e buscar acertar para vencer na próxima rodada”, explicou.

Os jogadores do Fluminense folgam na segunda-feira e se reapresentam na manhã de terça-feira, nas Laranjeiras. O próximo compromisso pela competição nacional será contra a Portuguesa, sábado, às 21h, no Engenhão, pela 5ª rodada, quando o Tricolor irá tentar a sua segunda vitória.