Topo

Pior carioca no Brasileiro, Flu tem série 'favorável' antes de duelos regionais

Campeão carioca há um mês, Fluminense é pior time do Rio neste início de Brasileirão - Júlio César Guimarães/UOL
Campeão carioca há um mês, Fluminense é pior time do Rio neste início de Brasileirão Imagem: Júlio César Guimarães/UOL

Do UOL, no Rio de Janeiro

13/06/2012 06h07

O Fluminense foi campeão carioca há exatamente um mês. O domínio no Rio de Janeiro, no entanto, ainda não se confirmou no Campeonato Brasileiro e o time de Abel Braga é o pior carioca na competição nacional. Aos poucos, o comandante vê peças importantes do elenco retornarem de lesão e uma sequência ‘favorável’ pode ser fundamental antes dos clássicos regionais marcados para julho.

PERTO DE RECORDE PELO FLU, FRED COMEMORA JOGO 400 DA CARREIRA

  • Dhavid Normando/Photocamera

    Atacante e capitão do Fluminense, Fred está perto de alcançar recorde importante pelo clube. O camisa 9 irá bater a marca de seu antigo clube – Lyon – e fará do Fluminense o clube em que mais atuou na carreira. O jogador completará 127 jogos com a camisa tricolor. Também neste sábado, contra a Portuguesa, Fred comemorará a partida de número 400 como profissional. O atacante vibra com as marcas, diz se sentir em casa nas Laranjeiras e aberto a uma nova renovação de contrato.

Com uma vitória e três empates, o Fluminense tem campanha semelhante a do Flamengo, mas fica duas posições abaixo por critério de desempate (saldo de gols). Em 10º lugar, o time das Laranjeiras ainda vê o Botafogo à sua frente (6º) e o líder Vasco bem distante com 100% de aproveitamento em quatro jogos.

Não bastasse isso, a equipe tricolor é a única carioca fora da lista de artilheiros do Brasileirão. O botafoguense Herrera, o flamenguista Vagner Love e o vascaíno Alecsandro dividem o posto de goleadores com quatro tentos cada. Mas o ataque do Fluminense promete dar trabalho. Fred e Wellington Nem, além do meia Deco, voltaram a atuar juntos no último domingo no empate sem gols contra o Internacional.

“Fico feliz por eles [Fred, Wellington Nem e Deco] estarem de volta. Agora, teremos uma semana boa de treinos para eles trabalharem e retomarem o entrosamento. Já joguei em outras equipes e sei como é difícil enfrentá-los. São grandes jogadores e referências”, analisou o zagueiro Anderson.

Para deixar o status de pior carioca no Brasileirão para trás, o Fluminense terá uma sequência ‘favorável’ este mês diante de adversários que ocupam lugares mais modestos na tabela. No próximo sábado, às 21h, o adversário é a Portuguesa (12ª colocada). Na sequência, a equipe de Abel Braga encara o Atlético-GO (18º) e, depois, o Náutico (13º) pela sétima rodada. Os três duelos antecedem os clássicos regionais contra Flamengo e Botafogo no início de julho.