Topo

Joel encerra 'lista de desculpas' e admite que não conseguiu encaixar time do Fla

Joel não escondeu a frustração por ainda não ter encontrado o ajuste ideal no Flamengo - REUTERS/ Sergio Moraes
Joel não escondeu a frustração por ainda não ter encontrado o ajuste ideal no Flamengo Imagem: REUTERS/ Sergio Moraes

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

18/06/2012 06h10

Em quase dois meses de trabalho após as eliminações na Libertadores e no Carioca, Joel Santana acumulou uma lista de desculpas para justificar a falta de bons resultados do Flamengo. Entre contusões, falta de tempo para treinar e polêmicas fora de campo, o treinador sempre dava um jeito de amenizar as cobranças pelo fraco desempenho do time. No entanto, neste domingo, mesmo após a segunda vitória consecutiva no Campeonato Brasileiro, o técnico rubro-negro baixou a guarda e admitiu que ainda não conseguiu encaixar o melhor futebol em sua equipe.


Com um vitória sofrida após um gol de pênalti aos 42min do segundo tempo e debaixo de muitas vaias da torcida, Joel Santana bem que tentou disfarçar e disse que o importante é vencer. Mas os seguidos questionamentos sobre a maneira de jogar do time não evitaram a constatação que demorou a sair da boca do treinador.

ALGUMAS "DESCULPAS" DE JOEL

FALTA DE RITMO - após celebrar o tempo para treinar, Joel Santana lamentou a falta de partidas durante o mês de "férias". O treinador disse que o time sentiu a falta de ritmo nos primeiros jogos do Brasileiro
LESÕES - as lesões que tanto incomodaram o time no início da temporada voltaram a aparecer e também serviram como argumento para justificar o futebol abaixo do esperado do rubro-negro
PROBLEMAS EXTRA CAMPO - após a saída de Ronaldinho, Joel Santana deixou a entender que seria mais fácil de montar o time. Segundo ele, as confusões fora das quatro linhas atrapalhavam
FALTA DE REFORÇOS - o treinador fez uma lista de reforços para a diretoria. A falta de recursos financeiros limitou os pedidos de Joel e, consequentemente, atrapalhou o time, que não se reforçou como o técnico gostaria
INÍCIO DE CAMPEONATO - Joel Santana minimizou alguns tropeços do início do Brasileiro alegando que a competição era longa e a falta de vitória não preocupava. Chegou a pedir cinco jogos para ajustar o time. Depois, mais dois. Em seguida, enfim, reconheceu a dificuldade em encaixar as peças

"Tento sempre mexer, trabalhar, melhorar, mas o time realmente não está encaixando. Não estamos jogando bem. Dessa vez, conseguimos a vitória na base da paciência. Se não dava de um jeito, tentávamos de outro. E a insistência foi premiada no finalzinho com um gol. Mas sei que nem sempre vai ser assim", reconheceu Joel.

O técnico evita falar, mas o grande problema tem sido arranjar um meia de criação para o time, que geralmente atua com quatro volantes. Por outro lado, a defesa, antigo ponto de preocupação, já começa a dar bons sinais e diminuir as preocupações de Joel Santana no rubro-negro. "Tá faltando alguma coisa ali no meio, mas temos que falar dos pontos positivos também. Ali atrás, com a volta do González e o bom desempenho do garoto [Marllon], melhoramos bastante. Aliás, esse menino vem muito bem. Temos que resolver outras coisas agora", destacou.

Cáceres e Ramon como alento

Cobrado fora de campo e questionado nos bastidores, Joel Santana não estabeleceu um prazo para acertar o time, como vinha fazendo em outras oportunidades, mas disse que a chegada dos reforços para lateral esquerda e meio-campo poderão agilizar esse processo.

"A situação preocupa, mas os reforços estão aí e vão melhorar. Não adianta desesperar. Vamos ter calma. O lateral está chegando e vocês já sabem quem é, assim como o volante. Não tem uma data definida, mas o time vai melhorar. A evolução vem aos poucos. O campeonato é longo. Temos tempo", minimizou Joel, se referindo às chegadas de Ramon, do Corinthians, e Cáceres, do Libertad-PAR.

O lateral aguarda o final da participação do time paulista na Libertadores, e o volante paraguaio deve chegar ao Rio de Janeiro já nesta semana. Apesar da paciência do treinador, diretoria e torcida não querem esperar tanto tempo para ver o time se acertar. Enquanto nos bastidores há um movimento para que uma troca no comando técnico ocorra o quanto antes, nas arquibancadas os rubro-negros não poupam xingamentos e vaias.

Entre pedido de tempo para encaixar a equipe e a insegurança do cargo, Joel Santana terá mais uma semana para preparar o Flamengo. O time só volta a campo no próximo domingo, em Porto Alegre, para enfrentar o Grêmio pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro.