Topo

Atletas retribuem 'afago' e responsabilizam Roth pela campanha celeste no Brasileiro

Wellington Paulista diz que Celso Roth "mudou a cabeça" do grupo e o time ficou mais aguerrido - Washington Alves/Vipcomm
Wellington Paulista diz que Celso Roth "mudou a cabeça" do grupo e o time ficou mais aguerrido Imagem: Washington Alves/Vipcomm

Gabriel Duarte

Do UOL, em Belo Horizonte

26/06/2012 14h23

Embora tenha atribuído, até de forma enfática, aos atletas os méritos pela vitória sobre o Vasco, por 3 a 1, no último sábado, que elevou o Cruzeiro a líder do Campeonato Brasileiro, o técnico Celso Roth é apontado pelos jogadores como o condutor da boa campanha celeste neste início de competição.

“O Celso tem grande participação nisso. A nossa cabeça mudou bastante, sabíamos que teríamos de mudar o estilo de jogar em campo. Eu já vinha cobrando isso, do time ser mais aguerrido. Com a chegada do Celso, a gente conseguiu. Ainda bem que conseguimos isso, pois estamos vencendo”, observou Wellington Paulista.

Depois da vitória sobre o Vasco, Celso Roth disse que não precisava ser elogiado, porque os responsáveis pela arrancada do Cruzeiro, neste início de Brasileirão, foram os jogadores, até porque o time mineiro vinha desacreditado após eliminações precoces no Campeonato Mineiro e na Copa do Brasil.

Sob o comando do treinador, o Cruzeiro empatou seus dois primeiros jogos no Brasileiro, com Atlético-GO e Náutico, ambos por 0 a 0. Porém, depois conseguiu quatro vitórias seguidas, chegou à ponta da competição, com 14 pontos, e está invicto. Para o zagueiro Victorino, o treinador promoveu uma mudança drástica.

“Mudou tudo, chegaram jogadores, chegaram treinador novo e filosofia nova de jogo. Acho que o time entendeu bem, o que o treinador quer, que o time faça. O time estava falhando muito na marcação, acertamos bem o sistema defensivo. Acho que foi também a confiança nos resultados”, afirmou o zagueiro uruguaio, que deve ter a segunda oportunidade seguida como titular, contra o São Paulo, sábado, às 16h20, no Independência.

Com a contratação de Celso Roth, que substituiu Vágner Mancini, chegaram mais quatro reforços: o zagueiro Rafael Donato, os volantes Tinga e Willian Magrão e o atacante Fabinho. Saíram, entre outros, o meia Roger e os atacantes Walter e Bobô.