Topo

Grêmio 'troca' discurso de título por vaga na Libertadores após queda em casa

Vanderlei Luxemburgo "esquece" discurso que visa a conquista do Brasileirão no Grêmio - Guilherme Testa/Agência Freelancer
Vanderlei Luxemburgo 'esquece' discurso que visa a conquista do Brasileirão no Grêmio Imagem: Guilherme Testa/Agência Freelancer

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

02/07/2012 06h01

Após sete rodadas de Brasileirão, o discurso que mirava o título nacional já saiu de pauta no Grêmio. Após perder em casa para o Atlético-MG, o técnico Vanderlei Luxemburgo citou a classificação para a próxima Libertadores como meta principal. Segundo o treinador, só esta condição pode ser alcançada.

A questão foi direta: 'Aonde o Grêmio pode chegar com o atual elenco?'. A resposta, de certa forma, surpreendeu. Antes citando conquistas como base para o trabalho, Vanderlei Luxemburgo simplesmente 'esqueceu' o título.

"Podemos chegar à classificação para Libertadores. Tenho certeza disso. Estamos no início do Brasileirão, vemos as situações acontecendo e tudo está muito equilibrado. Não vejo o Grêmio distante desta possibilidade", falou.

Pode ter sido um ato falho, um simples esquecimento, mas o que vê de sua equipe não tem agradado o treinador. Defendendo sempre seus comandados, Luxa se esquiva de perguntas sobre falhas ou acertos e tenta 'blindar' a equipe das cobranças evidentes.

"Não posso achar que está tudo errado de repente. Temos 12 pontos e quem tem mais tem 16. A diferença é normal. Não é privilégio do Grêmio perder em casa, todos estão perdendo. O campeonato está muito igual", salientou. "Não dá para saber quem vai ser o primeiro, segundo ou terceiro", acrescentou.

A manifestação pouco otimista aconteceu depois da derrota para o Atlético-MG, confronto direto pelas primeiras posições. O jogo ocorreu no domingo, no Olímpico, e acabou 1 a 0 para os visitantes. O gol saiu em uma linda jogada de Bernard, que driblou dois marcadores antes de cruzar para Jô fazer de voleio.

"O jogador deles fez uma bela jogada e tivemos vergonha de cometer a falta. O menino teve qualidade, mas a falta é do jogo. Devíamos ter parado a jogada. Não fizemos, tomamos o gol e perdemos o jogo", definiu.

A reapresentação do Grêmio ocorre nesta terça-feira. O time tricolor parou nos 12 pontos e ocupa a 5ª colocação no torneio nacional. Agora parte para dois jogos em sequência fora de casa. O primeiro será contra o Santos, dia 8, na Vila Belmiro, às 16h. O seguinte diante do Cruzeiro, em Minas Gerais.