Topo

Atleticanos justificam liderança do Brasileiro pelo início de montagem do elenco em 2011

Manutenção de Cuca, que chegou em 2011, é considerado diferencial do líder atleticano - Bruno Cantini/Site do Atlético-MG
Manutenção de Cuca, que chegou em 2011, é considerado diferencial do líder atleticano Imagem: Bruno Cantini/Site do Atlético-MG

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Vespasiano (MG)

11/07/2012 06h00

Para os jogadores do Atlético-MG, a liderança do Campeonato Brasileiro é resultado de planejamento iniciado ainda em 2011, quando o time se livrou do rebaixamento apenas na penúltima rodada da competição, mas fez um bom segundo turno. O zagueiro Leonardo Silva considera que a manutenção do técnico Cuca e da base dos jogadores é o diferencial para o trabalho atleticano nesta temporada.

  • Bruno Cantini/Site do Atlético-MG

    Zagueiro Leonardo Silva valoriza trabalho iniciado ano passado e ajuda a explicar liderança atual

“O trabalho vem sendo realizado desde o ano passado, no segundo turno, time teve padrão, começou o ano bem, foi campeão mineiro invicto, os jogadores que chegaram, com o trabalho feito desde o ano passado  fortaleceram o grupo”, disse Leonardo Silva.

A montagem do elenco atleticano para 2012 foi iniciada no segundo turno do Brasileirão de 2011. O técnico Cuca foi contratado em agosto e evitou o rebaixamento da equipe. A base da equipe foi mantida, com 18 atletas remanescentes de 2011 e nove contratações realizadas em 2012.

“Desde o segundo turno a gente teve de mudar algumas situações, quando o Cuca chegou, ele deu padrão, manteve o esquema tático, isso fortalece. Independente de quem estiver jogando sabe o que tem de fazer, a gente procurou fortalecer a defesa, para tomar menos gols e isso ajudou a equipe”, observou Leonardo Silva.

O meia Bernard também observa que o trabalho atleticano, que está dando bons resultados, iniciou-se em 2011, na luta contra o rebaixamento. “Graças a Deus ano passado a gente se uniu, deu as mãos, entendemos que se não desse volta por cima iríamos cair para a segunda divisão, então demos a volta por cima e nesta temporada a gente vem colhendo os frutos”, salientou.

O Atlético-MG soma 19 pontos em 24 possíveis (aproveitamento de 79%), com seis vitórias, um empate e uma derrota, ocupando a liderança isolada do Brasileiro, com um ponto a mais do que o Fluminense, vice-líder. O time atleticano ostenta a condição de melhor defesa da competição, com apenas três gols sofridos.