Topo

Melhor ataque do BR, Botafogo testa força contra zaga menos vazada da Libertadores

Elkeson e Chicão: representantes do ataque do Bota e zaga do Corinthians - Montagem/UOL Esporte
Elkeson e Chicão: representantes do ataque do Bota e zaga do Corinthians Imagem: Montagem/UOL Esporte

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

11/07/2012 06h00

O Corinthians foi campeão da Libertadores tendo como principal característica a solidez de sua defesa, a menos vazada da competição. O Botafogo, por sua vez, tem apresentado grande poder ofensivo no atual Brasileirão. O time tem o melhor ataque do campeonato. Nesta quarta, às 19h30, as equipes se enfrentarão no Pacaembu e colocarão a prova suas melhores qualidades na atual temporada.

BOTA NÃO CONSEGUE ACORDO E VITOR JÚNIOR NÃO ENFRENTA O CORINTHIANS

  • Sob contrato com o Corinthians, Vitor Júnior desfalcará o Botafogo na partida desta quarta-feira, às 19h30, contra os paulistas, no Pacaembu. O Glorioso tentou um acordo com o adversário, mas não obteve êxito e o meia ficou de fora da viagem com restante da delegação, que ocorreu da tarde desta terça-feira.O apoiador tem vínculo com o Corinthians, mas está emprestado ao Botafogo até o fim do ano. O Alvinegro tem a preferência de compra do atleta e deverá exercê-la. Entretanto, para que o jogador entrasse em campo nesta quarta, o time de General Severiano teria que pagar uma quantia de R$ 300 mil.

O Alvinegro paulista levou quatro gols durante toda a Libertadores. Na fase eliminatória, por exemplo, o time de Tite não foi vazado em duas partidas contra o Emelec-EQU e nos dois confrontos  com o Vasco, pelas oitavas e quartas de final, respectivamente. Diante do Santos, na semifinal, apenas um gol sofrido, marcado por Neymar. Na final contra o Boca Juniors-ARG, mais um show da defesa, que suportou a pressão na Bombonera e arrancou um empate sofrendo um único gol.

O Glorioso, por sua vez, tem demonstrado um poder ofensivo muito grande na temporada. Nos sete primeiros jogos do Brasileiro, marcou 17 gols, com média de 2,42 por partida. Mesmo com um confronto a menos com em relação às demais equipes, o time de General Severiano ostenta a marca de melhor ataque da competição, com dois a mais que Vasco e Fluminense, com 15.

O técnico do Botafogo, Oswaldo de Oliveira, pode falar com toda propriedade do confronto já que, além de ser o treinador do Glorioso, marcou seu nome na história do Corinthians com o título do Mundial da Fifa em 2000. Assim, o comandante projeta uma partida difícil para ambas as equipes, que apresentam características distintas.

“O Corinthians é um time muito difícil de ser batido. Tem uma defesa muito boa, que sofre  poucos gols. Se defende de uma forma muito eficiente. Por outro lado,  nosso ataque está fazendo bem o seu papel. Vamos tentar de todas as maneiras possíveis continuar fazendo o que temos de melhor”, disse o treinador.

Nesta quarta-feira, Botafogo e Corinthians, indiretamente, travarão uma disputa sobre dois conceitos do futebol. Qual a melhor arma: o ataque ou a defesa? A resposta será dada em campo, ao longo dos 90min, no Pacaembu.