Topo

"Vovôs" levam Fluminense a sua melhor arrancada da história dos pontos corridos

O experiente Deco, 34, do Flu, prepara chute no Engenhão em jogo diante do Bahia - Dhavid Normando/Photocamera
O experiente Deco, 34, do Flu, prepara chute no Engenhão em jogo diante do Bahia Imagem: Dhavid Normando/Photocamera

Do UOL, em São Paulo

20/07/2012 06h00

O Fluminense goleou o Bahia (4 a 0) e já tem o seu melhor começo de Brasileiro da história do campeonato de pontos corridos, que começou em 2003. São dez jogos, seis vitórias, quatro empates e aproveitamento de 73,3% dos pontos disputados.

O segredo do sucesso? Um grupo de ‘velhinhos’, na faixa dos 30 anos, atletas maduros, experientes e com muita bagagem no mundo da bola.

Fred, 28, fez história ao se tornar o maior artilheiro do clube em Nacionais, com 44 gols. Na atual edição do campeonato, balançou a rede cinco vezes e se tornou o grande goleador da equipe.

 

Deco, 34, é o maestro e o garçom do meio-campo tricolor: além de ditar o ritmo da equipe, é quem mais dá assistências — passes para gol. Foram cinco só nas seis partidas que disputou.

Edinho, 29, chegou à décima rodada como o segundo jogador do Nacional que mais acertava passes. Seu índice de eficiência ultrapassava os 33%, segundo o Datafolha.

Na retaguarda, o Fluminense também está bem servido por seus “vovôs”. A defesa menos vazada do campeonato, composta pelos zagueiros Gum, 26, Anderson, 29, e o goleiro Diego Cavalieri, 29, sofreu apenas seis gols nas dez primeiras rodadas.  

E mesmo Thiago Neves, 27, que não anda se destacando tanto em campo, marcou gol contra o Bahia e continua sendo esperança do técnico de qualificação do meio-campo.

O começo promissor de 2012 é idêntico ao de dois anos atrás. Na décima rodada de 2010, o Fluminense tinha os mesmo 22 pontos de agora, mas já havia perdido duas vezes. O retrospecto anima a torcida e os jogadores porque, após aquela arrancada, o tricolor seria campeão no fim do ano.

“O Brasileiro é difícil, mas esse ano tivemos um começo muito bom. É importante manter a maturidade e a consciência”, afirmou Cavalieri após a vitória sobre o Bahia, mais uma da atual arrancada. “O segredo do torneio é somar pontos e ter sequência de vitórias. Quanto mais vitórias agora, melhor fica nosso caminho mais à frente.”

O time cariocar está na terceira posição do Campeonato, atrás de Atlético-MG e Vasco.