Topo

CBF adia Fla x Atlético-MG e muda local de outros jogos previstos para o Engenhão

Inspetores e diretores da CBF detectaram o péssimo estádo do gramado do Engenhão - Bernardo Gentile/ UOL Esporte
Inspetores e diretores da CBF detectaram o péssimo estádo do gramado do Engenhão Imagem: Bernardo Gentile/ UOL Esporte

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

31/07/2012 21h24

Após visita técnica ao gramado do Engenhão na tarde desta terça-feira, a CBF decidiu adiar a partida entre Flamengo e Atlético-MG, marcado inicialmente para o próximo sábado. Uma nova data só será divulgada nesta quarta-feira. Além disso, a entidade resolveu mudar o local das partidas previstas para o estádio do Botafogo nas próximas duas semanas.

SITUAÇÃO DOS PRÓXIMOS JOGOS MARCADOS PARA O ENGENHÃO

Flamengo x Atlético-MG (04/08)ADIADO
Botafogo x Palmeiras (08/08)INDEFINIDO
Fluminense x São Paulo (09/08)LOCAL ALTERADO
Flamengo x Náutico (11/08)LOCAL ALTERADO
Fluminense x Palmeiras (12/08)LOCAL ALTERADO

A única dúvida da CBF é com relação aos jogos do Botafogo neste período. O clube pretende manter suas partidas no estádio e briga para que a entidade mude apenas os jogos de outros times. Com isso, Botafogo x Palmeiras (dia 8) e Fluminense x São Paulo (dia 9) teria seu local alterado. Flamengo x Náutico (dia 11) e Fluminense x Palmeiras (dia 12) seriam as outras partidas a terem o local modificado.

O diretor de competições da CBF, Virgílio Elíseo, visitou o estádio acompanhado de especialistas técnicos após receber uma notificação do Botafogo, através da Federação do Rio, solicitando a "interdição" do Engenhão em função do desgaste excessivo do gramado pelas inúmeras partidas disputadas nos últimos dias.

"Está decidido já. O jogo entre Flamengo e Atlético-MG está adiado em função do desgaste do gramado. E outras partidas marcadas para as próximas duas semanas terão seus locais alterados. Visitei o Engenhão hoje [quarta-feira], caminhei por lá durante toda a tarde e vi que não poderíamos ter um jogo ali no sábado. Se eu não adio, ia escutar reclamações no sábado. Iam falar que a CBF não poderia autorizar um jogo com um gramado daquele jeito. Preferimos suspender a partida. Até a tarde desta quarta-feira anunciaremos no site toda a programação, já com as mudanças incluídas", explicou o diretor de competições da CBF, em contato com a reportagem do UOL Esporte.

A suspensão da partida e seu posterior adiamento não ferem o Estatuto do Torcedor. Segundo o diretor de competições da CBF, a mudança só poderia ir contra o que determina o regulamento geral da CBF. No entanto, o mesmo documento apresenta uma ressalva em casos de força maior.

"O único problema que teríamos com o adiamento é no regulamento geral de competições da CBF, mas isso não vai acontecer. Existe uma ressalva para casos de força maior, como esse problema com o gramado. Está tudo dentro da legalidade", afirmou Virgílio Elíseo.

"Briga" nos bastidores

Alvo de críticas de todos os clubes que jogaram no estádio nas últimas semanas, o gramado do Engenhão virou pivô de uma briga entre os clubes cariocas. Enquanto Fluminense e Flamengo reclamavam de seu estado, o Botafogo se defendia e argumentava que não podia fazer nada, já que todos precisavam jogar lá. A diretoria alvinegra chegou, inclusive, a provocar os outros times, afirmando que não tinha culpa se Flu e Fla não possuem estádios.