Topo

Conta de origem suspeita faz Santos recuar na compra de Patito; acordo pode até ser cancelado

Conta oficial do Independiente foi bloqueada pela AFA; manobra evitaria confisco - Santos FC/Divulgação
Conta oficial do Independiente foi bloqueada pela AFA; manobra evitaria confisco Imagem: Santos FC/Divulgação

Bruno Thadeu e Samir Carvalho

Do UOL, em São Paulo e em Santos

01/08/2012 06h00

O argentino Patrício Rodriguez, Patito, treina no Santos desde a semana passada, mas ainda não é jogador do clube. A promessa argentina corre o risco de não defender o time paulista. O UOL Esporte apurou que a equipe da Vila Belmiro recuou na contratação do meia ao descobrir que a conta bancária oferecida pelo Independiente para o depósito tinha origem duvidosa.

SANTOS DESISTE DE RAFAEL MOURA

  • Julio Cesar Guimarães/UOL

    O Santos desistiu oficialmente da contratação do atacante Rafael Moura, do Fluminense. Os dirigentes alegam descaso do clube carioca nas negociações entre os clubes, já que a diretoria do Flu não respondeu a oferta santista pelo jogador.

Explica-se: as contas oficiais do Independiente estão bloqueadas pela AFA (Associação de Futebol Argentino) por conta de dívidas milionárias. Qualquer recurso que entra ou sai do Independiente é conferido pela AFA.

No caso do dinheiro envolvido para a contratação de Patito, o Independiente armou estratégia para que o valor não fosse confiscado pela AFA, criando uma conta “alternativa”, configurando caixa 2.

Temendo sofrer prejuízo caso firmasse a operação desejada pelo clube argentino, o Santos ainda não enviou o dinheiro.

“O Santos contrata e as condições que são inerentes de cada país você não tem informações de todas as situações. O Santos só vai pagar quando isso tiver resolvido também. Estamos aguardando a liberação da Fifa”, afirmou o gerente de futebol, Nei Pandolfo.

Devido ao recuo no pagamento, Patito segue sem registro para atuar profissionalmente no país. A AFA só autorizará a liberação do atleta quando tiver a confirmação de que o depósito ocorrerá em contas “limpas” do Independiente.

Mesmo sem ter efetuada a transação, Patito assinou contrato em 20 de julho com o Santos por quatro temporadas e será apresentado oficialmente pelo clube nesta quarta-feira. A inscrição na CBF foi feita dentro do prazo de transferência internacional.