Topo

Corinthians vê rivais explorarem defesa em linha e amarga série sem vitória no Brasileirão

Luis Fabiano explorou zaga em linha para marcar dois gols no clássico - Leonardo Soares/UOL
Luis Fabiano explorou zaga em linha para marcar dois gols no clássico Imagem: Leonardo Soares/UOL

Bruno Thadeu

Do UOL, em São Paulo

31/08/2012 06h00

A defesa do Corinthians foi o ponto forte nas conquistas do Brasileirão de 2011 e da Libertadores de 2012. Mas nos últimos três jogos do time do Parque São Jorge, os rivais Santos, São Paulo e Fluminense adotaram estratégia semelhante para furar o bloqueio: explorar a defesa em linha do time alvinegro.

PAULINHO LIDERA VOTAÇÃO DO GOL MAIS MARCANTE DO CLUBE NA HISTÓRIA

  • Nelson Almeida/AFP

    Os gols selecionados são: Paulo Borges (Corinthians 2 x 0 Santos - 1968); Basílio (Corinthians 1 x 0 Ponte Preta - 1977); Tupãzinho (Corinthians 1 x 0 São Paulo - 1990); Neto (Flamengo 2 x 3 Corinthians - 1991); Marcelinho (Santos 2 x 2 Corinthians - 1996); Edilson (Real Madrid 2 x 2 Corinthians - 2000); Ronaldo (Palmeiras 1 x 1 Corinthians - 2009); Paulinho (Corinthians 1 x 0 Vasco - 2012).

O Corinthians sofreu seis gols nos últimos três jogos, sendo que quatro dos gols foram de jogadas em que o emparelhamento da zaga não funcionou perfeitamente. Além dos seis gols sofridos, o time paulista não venceu essas três partidas no Nacional.

Luis Fabiano foi um dos que investiu na falha da linha de zaga corintiana, esperando o momento em que teria condições de jogo. Ele foi flagrado em impedimento em sete lances do clássico contra o Corinthians, vencido pelo São Paulo por 2 a 1, no Pacaembu.

Mas nos dois lances em que conseguiu ficar atrás da linha de impedimento, o atacante marcou duas vezes.

Luis Fabiano fica em impedimento 1,8 vez por partida, conforme levantamento do Datafolha, muito menos do que ocorreu no Pacaembu.

No empate do Corinthians contra o Fluminense, quarta, no Engenhão, Fred furou a linha de defesa e empatou o jogo. A estratégia de deixar os rivais em impedimento teria funcionado se Edenilson não estivesse próximo à cobrança de escanteio, dando condições de jogo para Fred.

“O Corinthians faz isso há muito tempo. Isso se chama compactação, com cobertura dos laterais. O termo linha de impedimento não se aplica ao que realizamos. Mas eventualmente um rival de qualidade pode ter uma vantagem. Contra o Fluminense, por exemplo, o acompanhamento não foi veloz e acabou deixando em posição legal”, declarou Tite.

O Corinthians sofreu gol até mesmo quando a jogada em linha funcionou. O time foi derrotado contra o Santos, na Vila, com um gol irregular. André, em impedimento, anotou o segundo gol do time na Baixada no jogo. Na jogada do gol houve três impedimentos não assinalados pela arbitragem.

No primeiro gol do Santos na Vila no clássico, a zaga corintiana pediu impedimento de André, mas o atacante estava em posição legal.