Topo

Ronaldinho reedita com Bernard relação de carinho e ajuda profissional que teve com Messi

Bernard e Ronaldinho Gaúcho estão cada vez mais próximos no Atlético-MG - Bruno Cantini/Site do Atlético-MG
Bernard e Ronaldinho Gaúcho estão cada vez mais próximos no Atlético-MG Imagem: Bruno Cantini/Site do Atlético-MG

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Vespasiano (MG)

11/09/2012 06h00

Momentos antes do início do segundo tempo da vitória por 3 a 0 do Atlético-MG contra o Palmeiras, no último domingo, Ronaldinho Gaúcho e Bernard se abraçaram e trocaram um beijo no rosto no centro do gramado do Independência. A cena, flagrada por câmeras de televisão, mostrou o carinho entre os dois meia-atacantes, que reproduzem no alvinegro mineiro a relação que R49 teve com Messi no Barcelona.

  • Reprodução

    Ronaldinho teve papel importante no início de carreira de Messi como profissional do Barcelona

Da mesma forma que fez com o atual melhor jogador do mundo quando ele subiu para o time profissional em 2005, dando os primeiros passos em sua vitoriosa carreira no Barcelona, Ronaldinho Gaúcho tem se tornado uma espécie de ‘mestre’ para o crescimento do discípulo Bernard. A revelação, que completou 20 anos no último sábado, foi convocado por Mano Menezes para a seleção brasileira que enfrentará a Argentina. O jogador, principal revelação do Atlético-MG, é tratado pelo camisa 49 já como “grande craque”.

“O Bernard é um grande talento, uma alegria grande de estar podendo participar do surgimento de um grande craque, tomara que ele continue assim por muitos e muitos anos”, disse Ronaldinho Gaúcho após o jogo contra o Palmeiras, quando Bernard, que atuou beneficiado por um efeito suspensivo, marcou dois gols.

Contratado a peso de ouro pelo clube catalão, Ronaldinho Gaúcho liderou a equipe que se sagrou bicampeã espanhol e campeã da Liga dos Campeões em 2006 e foi peça fundamental para o desenvolvimento de Messi, formado pela base do Barcelona. Os dois chegaram a jogar juntos por duas temporadas, quando o argentino começou a chamar atenção do mundo.

  • Bruno Cantini/Site do Atlético-MG

    Ronaldinho e Bernard levam a parceria aos treinos de cobranças de falta no dia a dia na CT do Galo

“Espelho” de Messi, que considera Ronaldinho Gaúcho como uma espécie de “pai” no futebol, o brasileiro foi o responsável por criar a jogada do primeiro gol do argentino pelo profissional do Barcelona. Em 2005, diante do Albacete, o atacante recebeu um belo passe do veterano meia.

“O Messi é um grande jogador. O Bernard é um menino de muita qualidade, que vem mostrando um ótimo futebol,  e espero ajudar ainda mais no Atlético, para se tornar um jogador ainda melhor”, observou Ronaldinho Gaúcho.

No Atlético, Bernard tem o R49 como inspiração. O jogador não se “desgruda” do meia durante os treinamentos, sempre observando as jogadas individuais do camisa 49. O jovem atleta pega conselhos com o mais experiente.

“É importante para mim receber palavras de um jogador como ele. É muito bom poder jogar ao lado de um craque, um ídolo meu e que me ajuda muito no dia a dia. Sei que tenho muito para crescer com ele, é bom ver que ele já ajudou grandes jogadores e agora estou tendo a chance de crescer com ele”, comentou Bernard. “A dupla está dando certo”, acrescentou.

O jovem meia-atacante é considerado um dos principais triunfos do time no Brasileirão. Dos 38 gols marcados pelo alvinegro mineiro, o jogador participou diretamente de 12, com seis assistências e seis gols, tornando-se um dos artilheiros atleticanos, ao lado de Jô e Danilinho.

Bernard foi revelado pela base atleticana. Em 2011, o jogador foi emprestado ao Democrata de Sete Lagoas quando se destacou na disputa do Módulo II do Campeonato Mineiro, sendo o artilheiro com 14 gols. Depois disso, o jogador retornou para o time alvinegro a pedido de Dorival Júnior, quando foi utilizado pelo comandante até mesmo como lateral direito.

O jogador custou a se firmar. Ano passado, durante o Brasileirão, chegou a ser liberado para ‘reforçar’ o time sub-20, que acabou campeão da Taça BH da categoria. Com a chegada de Cuca, ainda em 2011, ele ganhou outras oportunidades no time principal, mas se destacou mesmo foi nesta temporada, quando conquistou a condição de titular logo no início do ano.