Topo

Marcelo Oliveira usa semanas livres e psicologia para moldar Vasco e retomar autoestima

Marcelo Oliveira durante palestra que foi acompanha pelo presidente Roberto Dinamite  - Marcelo Sadio/ site oficial do Vasco
Marcelo Oliveira durante palestra que foi acompanha pelo presidente Roberto Dinamite Imagem: Marcelo Sadio/ site oficial do Vasco

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

14/09/2012 06h10

O Vasco está no G-4 do Campeonato Brasileiro, mas a crise nos bastidores é um adversário difícil de ser batido há algum tempo. Com as mudanças no departamento de futebol, o clube passa por um período de turbulência junto com a chegada do novo técnico Marcelo Oliveira. O momento não é o ideal para iniciar o trabalho, mas o comandante terá três semanas livres para implantar a sua filosofia. O objetivo é impedir que a situação contamine os atletas e ponha em risco a continuidade entre os primeiros colocados do Campeonato Brasileiro. Com um pouco de psicologia, Marcelo Oliveira espera ter sucesso em sua meta.

MARCELO OLIVEIRA É APRESENTADO E PROMETE BRIGA PELO TÍTULO BRASILEIRO

  • Vinicius Castro/ UOL Esporte

    Escolhido para encerrar a crise no futebol do Vasco, o técnico Marcelo Oliveira foi apresentado oficialmente nesta quinta-feira em São Januário. Após o treinamento, o novo comandante concedeu entrevista coletiva na companhia do diretor de futebol Daniel Freitas. Diante de um “cenário arrasado” pelas modificações no departamento de futebol, o treinador mostrou otimismo para desenvolver o trabalho e prometeu que o time brigará pelo título brasileiro. Atualmente, o Cruzmaltino está a 11 pontos do Fluminense, líder da competição.

Ao contrário do que costuma ser comum neste momento da competição nacional, o treinador assume um time que está no G-4 há quase 50 rodadas consecutivas e distante da desagradável luta contra o rebaixamento. No entanto, a paz para trabalhar será essencial em um ambiente com mudanças na diretoria e pressões imediatas por resultados.

Marcelo Oliveira tem o calendário ao seu favor. Apesar da estreia relâmpago contra o Cruzeiro, domingo, às 16h, em Varginha, as próximas três semanas serão livres para o trabalho. O Vasco enfrenta a Ponte Preta (23/09), o Figueirense (29/09) e o Atlético-GO (06/10). A equipe só volta a atuar no meio da semana contra o São Paulo (10/10). Em 20 dias, o Cruzmaltino só jogará três vezes. Tempo comemorado pelo comandante.

“Não sei precisar o tempo para encaixar rapidamente o time. Mas essas semanas serão importantíssimas. O calendário é muito apertado e acabamos com poucos treinos. Pretendo tornar essas semanas produtivas no sentido de conhecer melhor os jogadores e trabalhar muitos passes e finalizações. A chegada com essa pausa no calendário foi uma boa coincidência e me dará uma condição ainda melhor de preparar o time para a sequência do campeonato”, afirmou Marcelo Oliveira.

O novo comandante do Gigante da Colina já mostrou sua metodologia no primeiro contato com os jogadores. Marcelo Oliveira deu uma palestra para os atletas utilizando psicologia motivacional. A ideia promete nortear as ações do profissional na condução do futebol cruzmaltino. O presidente Roberto Dinamite acompanhou a conversa com os atletas durante uma hora na última quinta-feira.

“Usei tópicos e expliquei meus métodos de trabalho. Assim você destaca as questões e aspectos que são importantes no dia a dia. Expliquei para os jogadores que é preciso ter prazer de vir ao clube trabalhar. Temos o privilégio de trabalhar no Vasco, todos ganham bem e possuem condições de desenvolver as suas atividades. Não pode ser diferente em um clube dessa grandeza. Isso é o mais importante no momento”, encerrou Marcelo Oliveira.