Topo

Edu diz que corintianos foram orientados a não menosprezar o Palmeiras no clássico

Edu Gaspar, gerente de futebol do Corinthians - Rubens Cavallari/Folhapress
Edu Gaspar, gerente de futebol do Corinthians Imagem: Rubens Cavallari/Folhapress

Carlos Padeiro e Gustavo Franceschini

Do UOL, em São Paulo

17/09/2012 11h51

O ex-jogador Edu, atual gerente de futebol do Corinthians, revelou que os atletas da equipe alvinegra foram orientados a não desprezar o Palmeiras durante o clássico do último domingo, no Pacaembu. O Timão ganhou por 2 a 0 e aumentou a crise no arquirrival, penúltimo colocado com 20 pontos e seriamente ameaçado de cair para a segunda divisão.

“Temos um respeito ao Palmeiras. Foi passado aos atletas para que jogassem de maneira séria. Não vi ninguém menosprezando. Saí do estádio feliz pelo resultado, mas mais feliz pela atitude dos nossos atletas. Era um momento que muitos poderiam menosprezar, mas não aconteceu. Foi um trabalho que fizemos para não gerar violência fora de campo”, opinou Edu, no ‘território inimigo’, pois é um dos convidados do Brasil Sport Market, evento sobre gestão de futebol que acontece nesta segunda-feira, em um prédio adjacente à Arena Palestra.

O lance que mais causou polêmica no dérbi foi a comemoração de Romarinho. Após abrir o placar, o atacante corintiano festejou diante da torcida do Palmeiras, mandante do duelo. Luan não gostou e foi tirar satisfação, iniciando um empurra-empurra.

“Foi um lance sem pensar na hora. Queria pedir desculpa. Na emoção a gente age assim”, desculpou-se Romarinho após a partida.

Questionado sobre o fato, Edu respondeu. "O Romarinho não fez nada, ele só comemorou o gol, mas não provocou. A torcida do Corinthians estava do outro lado, então ele teria que atravessar todo o campo para comemorar? E quando times visitantes vêm ao Pacaembu e comemoram gol contra o Corinthians? É do futebol."

Já o técnico Tite disse que não sente prazer no sofrimento do rival. Afirmou até que está na torcida para que o rival escape do rebaixamento.

“Nós temos um respeito danado. Olha a conduta dos atletas. Não sinto prazer. Pode dizer que é titês, que é demagogia, pode falar o que quiser. É a minha forma. A gente respeita os adversários. Não vamos tripudiar os adversários”, observou o treinador.

Emerson Sheik, que cumpriu suspensão, postou no Twitter minutos após o segundo gol corintiano. “Que dó. Que dó, que dó da formiguinha”. Torcedores repercutiram no perfil do atleta, considerando a mensagem como uma provocação aos palmeirenses.