Topo

Maior público do Brasileirão, Corinthians tem em média mil torcedores que pagam e não vão ao jogo

Promoções na aquisição de 3 ingressos e ranking do Fiel Torcedor explicam ausência - Fernando Donasci/UOL
Promoções na aquisição de 3 ingressos e ranking do Fiel Torcedor explicam ausência Imagem: Fernando Donasci/UOL

Bruno Thadeu

Do UOL, em São Paulo

18/09/2012 06h00

O Corinthians é disparado o clube com melhor média de público do Brasileirão, com 25 mil espectadores por jogo. A média alta é turbinada pelos torcedores que pagam o ingresso e não vão ao estádio. O clube alvinegro fez um levantamento de quantos torcedores de fato comparecem aos jogos e concluiu que possui uma média de mil torcedores ausentes por partida.

Em média, 4% do público que pagou pelo ingresso do Corinthians no Brasileirão não foi ao campo.

A existência de tantos torcedores que compram ingresso e não comparecem ao Pacaembu ocorre em virtude do programa Fiel Torcedor.

Duas são as razões principais: muitos torcedores querem ficar bem ranqueados no Fiel Torcedor para ter vantagens em jogos decisivos. Quem tiver um histórico de mais de 52 ingressos passa a ter prioridade na compra de jogos no Pacaembu ou como visitante.

EDU: 'PROCURA DE CORINTIANOS POR INGRESSOS SURPREENDEU A FIFA'

  • A diretoria do Corinthians entrou em contato com a Fifa em busca de informações sobre a venda de ingressos para o Mundial de Clubes. Segundo o gerente de futebol Edu Gaspar, a entidade com sede na Suíça está surpresa com a procura dos torcedores.

No jogo do Corinthians contra o Boca Juniors na Bombonera, por exemplo, uma carga foi oferecida com preferência a clientes do Fiel Torcedor com mais de 110 ingressos comprados.

Outro motivo pela ausência em jogos mesmo com o ingresso na mão são os descontos oferecidos para quem compra pacote de três jogos seguidos no estádio. O torcedor fica com os bilhetes comprados, mas eventualmente falta a uma partida da trinca adquirida.

“Eu paguei R$ 55 por três jogos, que dá um bom desconto. Se eu tivesse comprado só para dois, o valor seria quase o mesmo. Não fui ao jogo da Ponte Preta por causa do horário [19h30]. Não consegui sair a tempo do trabalho”, explica o torcedor Bruno Sanchez, cliente do Fiel Torcedor.

A constatação do alto número de torcedores não presentes foi obtida a partir da contagem da venda de ingressos pela internet e bilheterias com a contagem das catracas após as partidas.

O programa Fiel Torcedor conta com 133 mil clientes, destes 100 mil estão ativos. O sistema comercializa ingressos do clube, dando preferência e descontos nos ingressos para pessoas cadastradas. São cobradas mensalidades que variam conforme o plano adquirido.

“Costumamos lançar promoções para os três jogos seguidos do time no Pacaembu. Se o cliente do Fiel Torcedor compra os ingressos para essas três partidas, ele tem um desconto muito grande. E quanto mais ingresso, mais ele terá chance de preferência em futuras aquisições”, informou Lúcio Blanco, diretor de arrecadação do Corinthians.