Topo

Fla completa um mês sem vencer no BR e vê 16% de chances de rebaixamento

Vagner Love lamenta mais um tropeço do time do Flamengo no Campeonato Brasileiro - VIPCOMM
Vagner Love lamenta mais um tropeço do time do Flamengo no Campeonato Brasileiro Imagem: VIPCOMM

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

19/09/2012 06h10

Enquanto busca os últimos reforços e tenta uma arrancada para salvar o fraco desempenho na temporada, o Flamengo amarga nesta quarta-feira a marca de um mês sem vitórias no Campeonato Brasileiro. E o jejum que já dura sete jogos provocou uma queda livre do time na tabela de classificação. Com o péssimo desempenho no período, o rubro-negro já tem 16% de chances de ser rebaixado para a segunda divisão, segundo o site Chance de Gol.

E os números ajudam a explicar a situação dramática do clube. Nas sete partidas disputadas, o time obteve um mísero de aproveitamento de 14,2% nos pontos disputados, com quatro derrotas em três empates. No pior mês da temporada, o Flamengo sofreu 12 gols e marcou apenas três, aumentando ainda mais o flerte com a zona da degola.

DESEMPENHO DO FLA NO ÚLTIMO MÊS

26/08 - Flamengo 0 x 0 Botafogo (Engenhão)
30/08 - Flamengo 1 x 1 Sport (Volta Redonda)
02/09 - Internacional 4 x 1 Flamengo (Beira Rio)
05/09 - Flamengo 0 x 1 Ponte Preta (Volta Redonda)
08/09 - Coritiba 3 x 0 Flamengo (Couto Pereira)
12/09 - Santos 2 x 0 Flamengo (Vila Belmiro)
16/09 - Flamengo 1 x 1 Grêmio (Engenhão)
7 jogos - 0v / 3e / 4d - 14,2% de aproveitamento

Durante o período, o Flamengo despencou da nona para a 16ª colocação e viu o aproveitamento na competição baixar de 49% para 39%. Se antes o time ainda sonhava com uma vaga na Copa Libertadores do próximo ano, a realidade atual é completamente distinta e faz com que o elenco rubro-negro pense apenas em afastar a possibilidade de ficar marcado na história pelo inédito rebaixamento.

E a situação se complica ainda mais quando o Flamengo projeta os próximos jogos. Apesar de encarar o lanterna Atlético-GO neste domingo, o rubro-negro terá que enfrentar na sequência os dois primeiros colocados do Brasileiro, Fluminense e Atlético-MG.

Conhecido pela sinceridade em suas declarações, o goleiro Felipe refletiu bem, após o empate por 1 a 1 com o Grêmio no último domingo, a situação preocupante do rubro-negro.

"Não sei o que aconteceu com esse time. Sinceramente, tudo dá errado. São falhas que não tínhamos antigamente. Está sendo um ano terrível, horroroso. A única coisa que nos resta é pegar esses 14 jogos que restam e evitar o pior", admitiu o camisa 1.

TUDO ERRADO NO FLA

Não sei o que aconteceu com esse time. Sinceramente, tudo dá errado. São falhas que não tínhamos antigamente. Está sendo um ano terrível, horroroso

Felipe, goleiro do Flamengo, após mais um jogo sem vitória do rubro-negro

Sempre comedido nas entrevistas, o técnico Dorival Júnior também não conseguiu disfarçar o péssimo momento. "Não adianta fugir do assunto, a briga agora é contra o rebaixamento. E só por isso. Vamos seguir buscando a melhor maneira de sair dessa péssima fase", comentou o treinador.

Com apenas 28 pontos conquistados, a comissão técnica calcula que o time precise de mais seis vitórias nos últimos 14 jogos para livrar qualquer chance de ser rebaixado. E a grande aposta para isso é o fato de realizar nove partidas no Rio de Janeiro.

A sequência para iniciar a recuperação, no entanto, começa longe de casa, no próximo domingo. O Flamengo encara o Atlético-GO precisando desesperadamente de uma vitória para encerrar o jejum de mais de um mês e espantar as ameaças da zona da degola.