Topo

No dia de apresentação do novo técnico, Palmeiras comemora 70 anos da Arrancada Heroica

Apresentação de novo treinador coincide com os 70 anos da chamada Arrancada Heroica - PontePress/Guilherme Dorigatti
Apresentação de novo treinador coincide com os 70 anos da chamada Arrancada Heroica Imagem: PontePress/Guilherme Dorigatti

Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo

20/09/2012 09h58

O dia 20 de setembro de 2012 marca o início de uma nova era no Palmeiras. Depois da saída de Luiz Felipe Scolari, o clube apresenta nesta quinta-feira seu novo treinador: Gilson Kleina. Os torcedores mais antigos, no entanto, estão em festa não por causa da mudança no comando, mas, sim, pelos 70 anos da chamada Arrancada Heroica.

No dia 20 de setembro de 1942, o antigo Palestra Itália fazia seu primeiro jogo como Palmeiras. O adversário foi o São Paulo, no Estádio do Pacaembu. A entrada do gramado marcou o time com o novo símbolo, apenas com a letra P e sem a cor vermelha, que fazia menção à Itália. 

O Palmeiras dominou a partida inteira e chegou a estar vencendo por 3 a 1 quando os rivais fugiram de campo. O WO aconteceu por causa do protesto dos são-paulinos contra o pênalti marcado pelo árbitro Jaime Janeiro Rodrigues, que poderia terminar no quarto gol. Atualmente, o único atleta que ainda está vivo que fez parte da estreia do novo nome foi o ex-goleiro Oberdan Cattani.

A mudança, aliás, aconteceu por força da lei criada pelo então presidente Getúlio Vargas, que proibiu nomes estrangeiros no Brasil em meio à Segunda Guerra Mundial. Vale lembrar que os brasileiros se alinharam aos países aliados, que tinham como principais membros União Soviética, Estados Unidos e Império Britânico e, como grandes inimigos, Alemanha, Itália e Japão, comandadas respectivamente por Adolf Hitler, Benito Mussolini e Hiroito.

Atualmente, os palmeirenses usam muito a frase de que o “Palestra morria líder, mas o Palmeiras já nascia campeão” para lembrar da data. Além disso, uma passarela ao lado do Estádio que está em reformas tem o nome de “Arracanda Heroica”. A Câmara dos Vereadores ainda aprovou que todo dia 20 de setembro, desde 2005, é Dia do Palmeiras.