Topo

Spa, ofurô, pescaria, cinema e novo técnico: conheça os remédios do Palmeiras contra a crise

Banho romano é uma das atrações que os palmeirenses curtem em Itu - Divulgação
Banho romano é uma das atrações que os palmeirenses curtem em Itu Imagem: Divulgação

Danilo Lavieri

Do UOL, em Itu (SP)

20/09/2012 06h00

Os jogadores do Palmeiras já não aguentavam mais. Abriam os jornais e liam a palavra crise. Ligavam a televisão e ouviam a palavra rebaixamento. Navegavam pelos sites e viam notícias de que essa é a pior campanha da história do clube nos pontos corridos do Campeonato Brasileiro. Saía na rua e ficava com vergonha de ser jogador do time que tem a quarta maior torcida do país e corre o risco de cair pela segunda vez na história. Como esquecer tudo isso? Um novo comandante e um retiro longe da normalidade. As escolhas foram Gilson Kleina e um refúgio em Itu.

BANHO RELAXANTE

  • Reprodução

    Atletas podem usar banheiras energizantes

Desde a última terça-feira, a delegação do time se concentra em um Spa Resort que fica a 10 quilômetros do centro do Itu, cidade 90 quilômetros distante da saída de São Paulo, e com uma população cem vezes menor do que a capital do Estado. Além de toda a calmaria da região, os palmeirenses podem desfrutar de atrações como spa, cinema, ofurô, sauna, pesca, banho romano, pista de cooper e salão de jogos com ping-pong, snooker e outras atrações eletrônicas.

Tudo isso para tentar dar confiança aos atletas do time que luta para sair do Z-4 do Brasileirão. A missão quase impossível, considerada o apontamento dos matemáticos de que a chance de queda é de 92%, começa neste sábado, diante do Figueirense e com um ambiente completamente novo.

“É bom vir para o interior, respirar um ar melhor e se afastar um pouco do centro. A gente precisa do máximo de concentração para sair dessa situação em que estamos e evitar que mais gente inocente como os que já se foram sejam vítimas mais uma vez. A culpa é dos jogadores e não do preparador físico e de goleiros”, desabafou o capitão do time, Marcos Assunção.

SALÃO DE JOGOS

  • Reprodução

    É até clichê falar que jogadores gostam muito de video-game, sinuca, ping pong e cartas

Além de Luiz Felipe Scolari e seu auxiliar, Flávio Murtosa, que saíram na quinta-feira, o supervisor, Marcos Galeano, deixou o time na sexta-feira, e o preparador de goleiros, Carlos Pracidelli, e o preparador físico, Anselmo Sbragia também pediram para sair. Tudo para dar lugar a Gilson Kleina e sua comissão.

Mesmo com dois auxiliares, um preparador de goleiros e um físico, Kleina chega com um staff que, juntos, não custam nem mesmo os R$ 700 mil que o clube bancava só com o salário do pentacampeão que pediu para sair.

Além de muito mais barato, Kleina virou aposta da diretoria por ser cerca de 20 anos mais novo que Felipão, o que lhe dá melhores formas de se relacionar com os atletas, atualmente, com muito mais exigências do que os de antigamente, na época em que o gaúcho se consagrou como ídolo alviverde.

BRAVO, MAS NEM TANTO

  • Reprodução

    Referências da Ponte Preta afirmam que Gilson é um grande agregador, mas que sabe dar bronca

Soma-se, também, a melhor facilidade de Kleina na comunicação com a imprensa e também com outros funcionários do clube. Scolari, se tinha um desafeto que o incomodava ou tirava algum de seus escudeiros do sério, fazia o máximo para afastá-lo do grupo. O ex-ponte-pretano é conhecido por ter um perfil um pouco mais político, com mais facilidade em lidar com os enormes problemas políticos no Palestra Itália, mas que não foge na hora de dar uma bronca.

“Eu conheço bons trabalhos de Gilson Kleina e não vou falar como ele precisa agir para dar certo aqui. Ele precisa ser ele, ser o que o trouxe até aqui. Eu sou o capitão, mas nunca vou dar pitacos na escalação. O certo é que pode ser Kleina, Falcão ou Leão. Se os jogadores não perceberem que precisamos evoluir, ninguém vai resolver nosso problema”, finalizou Assunção.

O time fica concentrado até a sexta-feira, quando fará um treino sem a presença de ninguém da imprensa. Logo depois, vai até o aeroporto, onde embarca para Florianópolis, muito provavelmente, de ânimo renovado para encarar o Figueirense.