Topo

Grêmio supera mágoas e ignora novo encontro com Ronaldinho Gaúcho neste domingo

Ronaldinho ironizou o Grêmio em último encontro e agora é ignorado pelo clube - Edu Andrade/Agência FreeLancer
Ronaldinho ironizou o Grêmio em último encontro e agora é ignorado pelo clube Imagem: Edu Andrade/Agência FreeLancer

Do UOL, em Porto Alegre

23/09/2012 06h00

O Grêmio não quer saber de Ronaldinho Gaúcho. Passados mais de um ano da negociação frustrada com o jogador - e neste período três encontros - o time gaúcho sequer lembrou o desafeto na semana que antecede o duelo com o Atlético-MG. As mágoas foram totalmente superadas e as atenções, em vez de voltadas ao meia, estão com algo maior: a classificação do Campeonato Brasileiro.

  • Raio-X de Atlético-MG e Grêmio: escalações, números e personagens do jogo da 26ª rodada

Ronaldinho não foi lembrado em momento algum durante a semana. Vanderlei Luxemburgo, jogadores e diretores do Grêmio não deram a mínima atenção para um novo duelo com o armador. Quando perguntados, todos minimizaram o assunto e o trataram como 'mais um adversário' no caminho do Grêmio.

"Temos que dar uma marcação especial a ele por ser um grande jogador. É um meia que não deve receber espaço e tempo para pensar. Mas tudo de mágoas com o clube e a torcida já ficou para trás. Era mais coisa de torcedor mesmo", disse o volante Fernando durante a semana de treinos em Atibaia-SP.

Os motivos para o desgosto gremista com o talento formado nas categorias de base do clube são conhecidos. A maneira que ele se desligou da agremiação, em 2001, sem gerar praticamente lucro algum, assinando contrato com o PSG enquanto afirmava pretender ficar no Grêmio, a negociação frustrada do início de 2011, quando em vez de reconciliação em Porto Alegre ele preferiu o Flamengo, e até a maneira que ele se comportou quando enfrentou o time gaúcho foram combustível desta desavença.

Desde o último capítulo desta briga, no início de 2011, já foram três confrontos de R-49 contra Grêmio. Duas vitórias do meia [pelo Flamengo, no Rio, no ano passado, e pelo Atlético-MG, em Porto Alegre, neste ano] e uma conquista gremista [contra o Flamengo, em Porto Alegre, em 2011].

Após o último encontro, vitória atleticana no Olímpico por 1 a 0, no dia 1º de julho, pela 7ª rodada do Brasileiro, Ronaldinho mostrou que o sentimento repulsivo não tem via única, mas é recíproco. Após ser vaiado e xingado em campo, ele respondeu do túnel que dá acesso ao vestiário oponente. "Estão todos quietinhos", gritou desdenhando a manifestação azul, branca e preta.

Mas não houve nova resposta. Em vez de preparar algo maior para Ronaldinho, o Grêmio se dá por satisfeito com uma vitória. Mais do que responder o camisa 49, três pontos farão os gaúchos ultrapassarem o Atlético-MG na classificação do campeonato nacional. Algo que pode abalar mais do que qualquer palavra.

O novo encontro entre Grêmio e Ronaldinho Gaúcho ocorre neste domingo, às 18h30, no estádio Independência. O time tricolor treinou em Atibaia-SP durante toda semana e após o duelo viaja para o Equador para enfrentar o Barcelona-EQU pela Sul-Americana.