Topo

Corinthians importa programa inédito no país para ajudar a caçar talentos pelo mundo

Martínez e Guerrero foram mapeados pelo aplicativo antes de chegarem ao clube - Daniel Augusto Jr/site oficial do Corinthians
Martínez e Guerrero foram mapeados pelo aplicativo antes de chegarem ao clube Imagem: Daniel Augusto Jr/site oficial do Corinthians

Bruno Thadeu

Do UOL, em São Paulo

28/09/2012 11h00

O Corinthians usa desde o início do ano um site que o ajuda a monitorar e filtrar possíveis talentos pelo mundo. O programa se chama Wyscout, é desenvolvido por uma empresa italiana e tem como clientes Barcelona, Milan, Inter de Milão, Arsenal, Boca Juniors e outras equipes de ponta.

  • Corinthians é o único brasileiro que conta com o serviço do programa de monitoramento de atletas. Para ter acesso ao aplicativo, o clube paulista paga mensalidade de R$ 1.800

O clube paulista é o primeiro time brasileiro a utilizar o programa. Reforços gringos do time na atual temporada, os atacantes Juan Martínez e Paolo Guerrero foram “mapeados” no Wyscout antes de serem contratados.

PROGRAMA NÃO FOI UTILIZADO PARA CONTRATAR O MEIA-ATACANTE ZIZAO

  • O aplicativo de monitoramento de atletas não foi utilizado para contratar Zizao. A chegada do jogador chinês foi intermediada pelo departamento de marketing. Zizao jamais foi estrela na China.

    Ele chegou a jogar em um time de futsal do país asiático. Quando acertou com o Corinthians, Zizao estava sem atuar oficialmente há mais de seis meses. E no time do Parque São Jorge, o chinês ainda não estreou. Em seis meses de clube, o máximo que o meia-atacante conseguiu foi ficar no banco de reservas em três partidas.

“É um programa que faz o monitoramento de milhares de jogadores. É impressionante. Você indica um atleta e conseguimos ter acesso a vídeos dos últimos jogos, médias de vários fundamentos, notas dele dos últimos jogos e outros detalhes. É um acompanhamento importante para completar o trabalho de busca de possíveis reforços”, explicou o gerente de futebol, Edu Gaspar.

Para a utilização do sistema, o Corinthians paga mensalidade de R$ 1.800,00.

O aplicativo Wyscout foi apresentado ao Corinthians pelo próprio Edu Gaspar, que conheceu o programa em contato com profissionais do Arsenal, clube em que atuou como jogador.

O sistema é controlado no clube por Fernando Alves, integrante da comissão técnica de Tite. Ele recebe listas de jogadores a serem analisados, conforme relação feita pelo olheiro do clube, Mauro Silva, e demais integrantes da comissão técnica.

Após refinar a análise de um atleta por meio do aplicativo, a comissão entrega a Tite os dados do jogador. Caso aprovado, o Corinthians vai ao mercado tentar a contratação.

“A gente não usa o programa para sair buscando jogadores. Nós já temos atletas que são interessantes e aí usamos o programa do computador para ter informações diversas dele. Foi o que aconteceu com o Guerrero e o Martínez. Já estávamos de olho neles e fomos ver os dados deles para ter maior precisão nas decisões”, conta Mauro Silva, olheiro do Corinthians. 

COMO FUNCIONOU O APLICATIVO NA CONTRATAÇÃO DE MARTÍNEZ

Juan Martínez se destacou no Velez Sarsfield na Copa Libertadores. Corinthians decidiu avaliar o atacante mais de perto Números levantados pelo wyscout mostraram que Martínez poderia atuar pelos lados, como queria Tite Comissão técnica coletou os dados do programa e apresentou a Tite, que pediu a contratação do argentino Martínez foi contratado em julho. Ele tem sido usado entre os titulares e defendeu a seleção argentina contra o Brasil

PROGRAMA FOI CRIADO EM 2004 NA ITÁLIA E CONTA COM 30 FUNCIONÁRIOS

  • O Wyscout surgiu em 2004 por Matteo Campodonico e Falzetti Simone, na Itália. O primeiro clube a se associar foi o Genoa, em 2005. Atualmente são 200 clubes associados.

    Pelo aplicativo, o cliente pode refinar sua busca. Por exemplo, um clube quer um atacante destro de até 25 anos com um valor médio estipulado. O programa seleciona todos os atletas que se encaixam neste perfil. O mesmo se aplica a técnicos. O Wyscout também funciona para divulgar um jogador do cliente, detalhando os dados.

    Ao todo, 30 funcionários trabalham na atualização de dados e captação de imagens de atletas pelo mundo.