Topo

Contratos de Ronaldinho exigiam comportamento profissional do jogador

Ronaldinho foi vaiado em jogo do Flamengo quando enfrentava questionamentos sobre sua dedicação - Alexandre Vidal/FotoBR
Ronaldinho foi vaiado em jogo do Flamengo quando enfrentava questionamentos sobre sua dedicação Imagem: Alexandre Vidal/FotoBR

Rodrigo Mattos

Do UOL, em São Paulo

05/10/2012 06h05

Os dois contratos de Ronaldinho, com o Flamengo e Traffic, têm exigências de comportamento profissional do jogador. Esse item é padrão nos acordos trabalhistas registrados na CBF (Confederação Brasileira de Futebol), mas o clube preferiu incluir cláusulas neste sentido nos compromissos cíveis.

A minuta do contrato do atleta com o time rubro-negro, assinada em fevereiro deste ano, foi obtida pelo UOL Esporte e representa a versão assinada pelas partes. No documento, há aumento salarial em relação ao documento prévio assinado com a empresa, cláusulas lesivas ao clube e um total de R$ 41 milhões em três anos.

Também existem cláusulas sobre a conduta profissional do jogador. Durante 2012, Ronaldinho faltou a treino, apareceu supostamente com cheiro de álcool no Centro de Treinamento do clube e foi filmado com uma mulher na concentração do time. 

  • Reprodução

    Contrato previa que Ronaldinho tinha que ter conduta profissional

A diretoria rubro-negra usa como arma esse comportamento para se defender na ação movida pelo jogador na Justiça Trabalhista. Utiliza-se da cláusula 3 do contrato entre as partes:

“O atleta deverá dedicar-se e apresenta atitude profissional em relação ao Flamengo e às atividades de marketing a serem desenvolvidas, mantendo sempre conduta compatível com sua condição de atleta profissional com amplo e notório reconhecimento internacional e zelando sempre pela observância de seus compromissos profissionais”, diz o texto.

Há o mesmo tipo de menção no memorando de entendimento assinado entre a Traffic, o jogador e o clube. O documento cita o contrato de cessão de direito de imagem do atleta de 2011. E detalha as obrigações do atleta:

“Ter desempenho e atitude profissional em relação ao Flamengo e às atividades de marketing desenvolvidas pela Traffic a fim de viabilizar sua remuneração”, diz o texto.

Durante o período em que vigorava esse documento não houve deslizes por parte do atleta pelo menos em relação a faltas de treinos.

 

Um dos advogados de Ronaldinho, Aldo Giovani Kurle, afirmou que Ronaldinho sempre teve comportamento correto enquanto esteve no Flamengo.

“Entendo que ele sempre agiu profissionalmente. Essa tese [de falhas comportamentais] representa o desespero do Flamengo por conta do prejuízo. Se ele tivesse errado, caberia ao clube ter punido. Se não houve punição, houve um perdão tácito segundo o entendimento da legislação trabalhista”, argumentou Kurle.

O Flamengo deu advertências a Ronaldinho quando ele foi encontrado com uma mulher na concentração e quando houve uma faltas a treinos. Há uma planilha com o comportamento do jogador, segundo o “LANCE!”.

O vice-jurídico do Flamengo, Rafael De Piro, se recusou a falar sobre os termos do contrato entre o clube o jogador. Alegou que o documento faz parte do processo entre as partes que corre em segredo na Justiça Trabalhista.