Topo

Rafael aposta em volta de Neymar e trio de volantes para anular 'perigoso' Ronaldinho

Rafael lembra o gol que sofreu de Ronaldinho após falta cobrada por baixo da barreira - Leonardo Soares/UOL
Rafael lembra o gol que sofreu de Ronaldinho após falta cobrada por baixo da barreira Imagem: Leonardo Soares/UOL

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

16/10/2012 19h02

O goleiro Rafael acredita que Neymar fará novo sacrifício para defender o Santos no duelo contra o Atlético-MG nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), na Vila Belmiro, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. O craque santista atuou quase os 90 minutos do amistoso da seleção brasileira diante do Japão, nesta terça-feira, na Polônia.

“Pelo que conheço dele, ele quer jogar. Não falei com ele, mas se for decidido que ele jogue, se chegar a tempo e descansado, vai atuar. Sabemos que gosta de jogar, que é novo, que tem recuperação rápida”, afirmou Rafael.

Além de Neymar, o goleiro santista confia no trio de volantes escalado pelo técnico Muricy Ramalho para superar o Atlético-MG de Ronaldinho Gaúcho. Após utilizar Adriano, Henrique e Arouca no meio-campo, o time alvinegro venceu os últimos dois jogos – contra Botafogo e Vasco – e não sofreu gols.

“Preenchemos o meio e ficamos com uma pegada maior, eles tem qualidade para sair jogando, uma parte física excelente, o Henrique e o Arouca batem e volta rapidamente, ajudam ofensivamente e defensivamente. O Adriano é um carrapato, melhora a nossa posse de bola. Melhorou muito, a marcação ficou forte e no contra-ataque fomos muito eficientes nas partidas que vencemos”, explicou.

Rafael reconhece a dificuldade de enfrentar Ronaldinho Gaúcho e, inclusive, lembra os três gols que sofreu na derrota santista para o Flamengo por 5 a 4, na Vila Belmiro, em julho do ano passado. Em um deles, Ronaldinho surpreendeu o goleiro ao bater a falta por baixo da barreira.

“Preocupação é grande não só com ele (Ronaldinho). Ele bate faltas, escanteios, bola rolando que ele costuma inverter, lançar para o atacante. É um grande jogador, fez um gol de baixo da barreira, é mais uma dificuldade para o goleiro, por baixo, antes era só por cima ou do lado do goleiro. Treinamos para não tomar gols e sermos felizes amanha (quarta-feira)”, disse o goleiro.