Topo

Juan é absolvido por erro em coleta no exame antidoping e escapa de gancho de até 2 anos

Em julgamento, Juan alegou falta de orientação da comissão de arbitragem - Divulgação/Santos FC
Em julgamento, Juan alegou falta de orientação da comissão de arbitragem Imagem: Divulgação/Santos FC

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

18/10/2012 20h10

O lateral esquerdo Juan foi absolvido em julgamento no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) nesta quinta-feira. O atleta, que esteve no Rio de Janeiro para depoimentos, foi denunciado por não acatar os procedimentos obrigatórios na coleta do exame antidoping e corria o risco de pegar dois anos de suspensão. O Santos foi apenas advertido no caso.

O atleta feriu o regulamento após a vitória santista contra o Flamengo por 2 a 0, no dia 12 de setembro, na Vila Belmiro.

Como Juan passou pelo vestiário antes de seguir para a coleta, o atleta foi enquadrado nos artigos 2.3 (recusar-se ou não de apresentar uma justificativa válida a submeter-se a coleta de amostra após notificado de acordo com as regras antidoping, ou de qualquer forma que configure recusa ou fuga da coleta) e 2.5 (adulteração ou tentativa de alteração de qualquer componente de controle) do Código Mundial Antidoping, combinado com artigos do Regulamento de Controle de Dopagem da CBF/2012.

Juan alegou durante o julgamento que acreditava ser um procedimento normal se dirigir ao vestiário antes do exame antidoping e que não foi orientado pela comissão de arbitragem. O atleta ainda ressaltou que não se recusou a fazer o exame, que deu negativo.

O departamento médico jurídico do Santos já espera uma absolvição de Juan, principalmente pelo fato do exame ter dado negativo.

O Santos também descarta qualquer ligação entre a acusação do STJD com o fato do atleta ter sido barrado pelo técnico Muricy Ramalho. Após a partida contra o Flamengo, Juan defendeu a equipe santista nas duas rodadas seguintes: contra Coritiba e Portuguesa.

Depois, o jogador perdeu espaço no elenco santista e virou a terceira opção da lateral esquerda do Santos. Nos últimos cinco jogos, Muricy optou por escalar Léo ou Gerson Magrão no setor.