Topo

Flamengo estuda antecipar estreia de Adriano para evitar nova recaída do atacante

Adriano tenta superar a marcação de um adversário durante jogo-treino pelo Flamengo - Fernando Azevedo/Fla Imagem
Adriano tenta superar a marcação de um adversário durante jogo-treino pelo Flamengo Imagem: Fernando Azevedo/Fla Imagem

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

19/10/2012 06h10

Ainda que esteja longe da melhor forma física e do condicionamento ideal para praticar futebol, Adriano está cada vez mais perto de voltar a jogar pelo Flamengo. Mesmo ciente das condições do Imperador, diretoria e comissão técnica estudam apressar a reestreia do jogador pelo rubro-negro. Para os comandantes do clube, esta é a única solução para evitar uma nova recaída do jogador, com possíveis problemas fora das quatro linhas.

Mesmo sem ajuda de um psicólogo, como pretendido anteriormente, dirigentes e técnicos diagnosticaram que a única maneira de ver o atacante longe das polêmicas é mantê-lo em atividade com a bola nos pés. O estafe do clube percebeu que Adriano tinha problemas disciplinares pois não aguentava mais a rotina de tratamento, com sessões de academia e treinos sem bola, isolado do grupo.

ADRIANO PERDE PÊNALTI E ATUA POR 50 MINUTOS EM JOGO-TREINO DE 'ESTREIA'

  • Fernando Azevedo/Fla Imagem

    Ainda não foi de maneira oficial, mas Adriano vestiu a camisa 10 do Flamengo e fez sua "estreia" pelo rubro-negro na manhã desta quinta-feira, em jogo-treino contra a equipe do Audax, no Ninho do Urubu. Ainda longe da melhor forma física, o Imperador participou de aproximadamente 50 minutos da partida amistosa e ainda perdeu pênalti

"Ele é carente. Não consegue ficar sozinho, longe dos jogadores, sem uma bola para chutar. Precisamos manter ele em atividade. Se começar com academia e fisioterapia de novo, ele surta. É aí que surgem os problemas fora de campo", revelou um membro da comissão técnica.

Nas últimas semanas, a estratégia já vinha sendo adotada, com o Imperador participando de atividades com bola, coletivos e jogo-treino, como ocorreu na última quinta-feira. Porém, mais importante do que seu aproveitamento em campo, foi vê-lo longe dos atrasos e problemas fora das quatro linhas.

"Conhecemos o Adriano e sabemos que ele precisa disso, de estar treinando, jogando, se sentindo importante para o grupo. É difícil mantê-lo motivado, até por isso ele apresenta alguns problemas esporadicamente, mas estamos tentando de todas as formas. Quando ele está com a bola, seu lado emocional melhora, e nós estamos usando isso a favor dele", explicou o fisiologista Cláudio Pavanelli, que acompanha de perto toda a recuperação do jogador.

"É claro que ele não tem mais aquela explosão física da época que ficou conhecido como Imperador, mas temos que lembrar que ele já tem 30 anos e passou por problemas de lesões. Ele está com o percentual de gordura acima do ideal, mas já sentimos ele bem de cabeça. No momento, isso é o mais importante. Ele está alegre, participativo, e nós temos que procurar manter isso. Muito em breve ele estará jogando e ficará ainda melhor", completou o fisiologista, mostrando a real preocupação do clube.

Confrontos da 4ª rodada

Mais jogos:
Bela do Flamengo
Bela do Goiás
Bela do Flamengo
Bela do Goiás

E os números mostram a evolução no comportamento de Adriano a partir do momento que ele começou a treinar com bola. Desde que foi incorporado ao elenco principal para coletivos, jogo-treino e atividades táticas no gramado, o Imperador não faltou mais e nem sequer chegou atrasado ou apresentou problemas de indisciplina.

Mesmo sem uma confirmação oficial, a ideia de diretoria e comissão técnica é que Adriano volte aos gramados na primeira metade de novembro. Com uma sequência de jogos, treinos e viagens com o elenco, o clube espera acabar com os problemas fora de campo e ter de volta a paz com o Imperador.