• ENTRE
Topo

Fred chega ao 100º pelo Fluminense; veja maiores vítimas e os gols mais importantes

Fred comemora mais um gol com a camisa do Fluminense neste Campeonato Brasileiro - Dhavid Normando/Photocamera
Fred comemora mais um gol com a camisa do Fluminense neste Campeonato Brasileiro Imagem: Dhavid Normando/Photocamera

Renan Rodrigues

Do UOL, no Rio de Janeiro

22/10/2012 06h00

Fred alcançou uma marca histórica neste domingo, na derrota por 3 a 2 para o Atlético-MG, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. O atacante fez o segundo do Tricolor, aos 40min da etapa complementar, e conquistaria um ponto importante, mas os mineiros passaam a frente no último minuto e garantiram o triunfo. Entretanto, o camisa 9 atingiu o expressivo número de 100 gols em 148 jogos com a camisa do Fluminense, média de 0,67 por partida, e está somente a 12 tentos de ultrapassar Magno Alves, tornando-se o 10º maior goleador do time das Laranjeiras.

Fred chegou ao Fluminense em 2009 e no mesmo ano ajudou a salvar a equipe do rebaixamento para a série B. Um ano depois, conquistou o Campeonato Brasileiro atuando pouco por conta de seguidas lesões. O segundo título nas Laranjeiras foi o Carioca deste ano.  A temporada de 2011 marcou seu melhor ano no tricolor, tendo atuado em 43 jogos, recorde que pode ser quebrado nesta temporada, e marcando 34 gols.

Continua após publicidade

A vítima preferida de Fred é o Botafogo, equipe que sofreu dez dos 100 gols marcados pelo capitão tricolor. Na sequência aparecem Grêmio, Bangu, Avaí e Portuguesa, com cinco. Se mantiver a boa média e conseguir deixar os adversários para trás, Fred também pode se tornar o primeiro jogador do Fluminense a ser artilheiro isolado do Brasileirão.

O UOL Esporte escolheu os 10 gols mais importantes de Fred pelo Fluminense entre os 100 marcados até hoje. Relembre na lista abaixo:

Fluminense 3 x 1 Macaé – Campeonato Carioca de 2009
Fred deu um belo cartão de visitas para a torcida tricolor na sua estreia, na vitória de virada sobre o Macaé, pelo estadual de 2009. Sob o comando de Carlos Alberto Parreira, o camisa 9 marcou duas vezes. O último, após dominar no peito e chutar cruzado entra na lista por marcar o primeiro encontro do treinador com o Fluminense.

Fluminense 2 x 1 Atlético-MG – Campeonato Brasileiro de 2009
O Fluminense era lanterna da competição e o time mineiro brigava pelo título. O Maracanã tinha apenas 12.037 torcedores que tomaram chuva acreditando no milagre que seria confirmado mais tarde. Fred marcou o primeiro, de pênalti, mas foi o tento de Conca que garantiu o triunfo, apontado como início da arrancada para escapar do rebaixamento.

Cruzeiro 2 x 3 Fluminense – Campeonato Brasileiro de 2009
Lutando contra os 2% de chances de escapar do descenso, apontados pelo matemático Tristão Garcia, o time carioca chegou a estar perdendo por 2 a 0 para os mineiros, mas virou com um gol de Gum e dois de Fred. O último, após cruzamento de Maicon, que tirou o time da lanterna da competição, entra para a lista.

Fluminense 4 x 0 Vitória – Campeonato Brasileiro de 2009
O 'milagre' de Cuca e companhia ficou muito próximo de se concretizar na 37ª rodada do Brasileiro daquele ano, quando o time carioca goleou o Vitória e deixou a zona de rebaixamento após 27 partidas. O gol de Fred foi o segundo da partida, em chute de fora da área. Na última rodada, o empate contra o Coritiba garantiu o Fluminense na primeira divisão.

MAIORES 'VÍTIMAS' DOS GOLS DE FRED

CLUBEGOLS SOFRIDOS
BOTAFOGO10
GRÊMIO5
BANGU5
AVAÍ5
PORTUGUESA5

São Paulo 1 x 4 Fluminense – Campeonato Brasileiro de 2010
Fred disputou apenas 14 partidas na conquista do tricampeonato do Fluminense. As seguidas lesões fizeram com que o atacante acabasse ofuscado por Conca, Sheik e Washington na temporada. Na goleada sobre o tricolor paulista, na antepenúltima rodada, Fred marcou um dos seus cinco gols naquele campeonato e deixou o título mais perto.

Argentinos Juniors 2 x 4 Fluminense – Copa Libertadores de 2011
Após uma campanha irregular na primeira fase, marcada por polêmicas como a saída do técnico Muricy Ramalho e o afastamento do atacante Sheik, o Fluminense conseguiu contrariar a matemática mais uma vez. Precisando vencer o Argentinos Juniors por dois gols de diferença para avançar às oitavas da competição, o time carioca conseguiu o gol aos 43, com Fred, de pênalti. A partida também ficou marcada pela pancadaria após o apito final.

Fluminense 5 x 4 Grêmio – Campeonato Brasileiro de 2011
O Fluminense fez um primeiro turno ruim no torneio nacional de 2011, mas iniciou uma recuperação surpreendente, chegou a brigar pelo título e conseguiu a vaga à Libertadores no final. Uma das partidas mais marcantes na arrancada do time foi contra o Grêmio. O time carioca conseguiu duas viradas graças aos quatro gols marcados por Fred no jogo.

Fluminense 4 x 1 Botafogo – Campeonato Carioca de 2012
O time das Laranjeiras praticamente confirmou a conquista do estadual deste ano na primeira partida da final, quando goleou o Botafogo por 4 a 1. Fred marcou um belo gol de bicicleta e empatou a partida, que depois teria a virada com gols de Rafael Sobis e Marcos Junior. No segundo jogo, lesionado, Fred não atuou.

Fluminense 1 x 0 Flamengo – Campeonato Brasileiro de 2012
A partida pelo primeiro turno do torneio nacional marcou os 100 anos do clássico carioca, com direito a troféu para o vencedor. Fred, que nunca havia feito gols contra o Flamengo, marcou após cruzamento de Thiago Neves, garantindo a vitória para o Fluminense. O gol também manteve o Fluminense invicto em clássicos cariocas e colaborou para o time alcançar a primeira colocação.

Flamengo 0 x 1 Fluminense - Campeonato Brasileiro de 2012
O primeiro gol de Fred contra o Flamengo demorou muito tempo para sair. O segundo, por sua vez, foi bem mais rápido. No duelo do segundo turno, Fred marcou um golaço de voleio, após ótimo cruzamento de Deco. O triunfo fez o Fluminense embalar no torneio nacional, conquistando cinco vitórias seguidas e se isolando na liderança do Brasileirão.

Seja o primeiro a comentar

Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.


publicidade