Topo

Grêmio precisará vencer os cinco jogos restantes para atingir meta no Brasileiro

Para Grêmio atingir os 74 pontos propostos por Luxemburgo, terá que vencer os jogos restantes do BR - LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
Para Grêmio atingir os 74 pontos propostos por Luxemburgo, terá que vencer os jogos restantes do BR Imagem: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Do UOL, em Porto Alegre

29/10/2012 09h45

Desde o começo do Campeonato Brasileiro a meta do Grêmio é somar 74 pontos para terminar nas primeiras posições da competição. Com a campanha do Fluminense e os tropeços no segundo turno, o título ficou impossível, porém, a luta pela segunda colocação continua. No primeiro turno, os comandados de Vanderlei Luxemburgo conquistaram os 37 pontos desejados, mas o rendimento da equipe caiu e o tricolor gaúcho precisará vencer os cinco jogos restantes para atingir a pontuação desejada.

O problema é que em 33 rodadas, em apenas uma vez o tricolor gaúcho conseguiu vencer quatro seguidas. Para atingir a meta programada, terá que conseguir uma façanha inédita no Brasileiro 2012, conquistar cinco vitórias na sequência. Depois do empate com o Bahia, o Grêmio ocupa a terceira colocação com 60 pontos e precisa de mais 14 para chegar ao número planejado.

“O empate [com o Bahia] foi ruim pelas chances perdidas, mas não na tabela. Temos de ver o que vai acontecer com o Atlético-MG, com uma vitória sobre o Flamengo, pode se garantir como segundo colocado. Avançamos mais um pouco. Estamos no caminho certo para a vaga da Libertadores. Temos nove pontos de vantagem ao Inter, hoje o quinto, então, estamos bem encaminhados”, afirmou Vanderlei Luxemburgo.

Os oito empates no segundo turno impediram o Grêmio de chegar com mais tranquilidade na reta final do Campeonato Brasileiro. Sem contar o jogo entre Atlético-MG e Flamengo, que ocorre na quarta-feira, o tricolor gaúcho tem a quinta melhor campanha do returno com cinco vitórias, oito empates e uma derrota.

Como ainda disputa uma vaga para a Libertadores pela Copa Sul-Americana, os comandados de Luxemburgo esquecem temporariamente a disputa do nacional e passam a se concentrar no Millonarios-COL. Após uma longa viagem de Salvador a Porto Alegre, no último domingo, o grupo se reapresenta às 16h30 para o único trabalho antes do jogo válido pelas quartas de final da competição. A partida está marcada para terça-feira, às 21h50, no estádio Olímpico.