Topo

Comissão da CBF e Anaf descartam esquema de árbitros com TV em lances polêmicos

Jogadores de Inter e Palmeiras se envolvem em confusão após Barcos marcar um gol de mão - Alexandro Auler/Preview.com
Jogadores de Inter e Palmeiras se envolvem em confusão após Barcos marcar um gol de mão Imagem: Alexandro Auler/Preview.com

Luiza Oliveira

Do UOL, em São Paulo

30/10/2012 18h02

Os chefes da arbitragem da CBF não acreditam que os árbitros tenham um esquema irregular para uso do recurso tecnológico durante jogos. O presidente da Conaf (Comissão Nacional de Árbitros de Futebol), Aristeu Tavares, disse que se tiver conhecimento da prática encaminhará o caso para o Superior Tribunal de Justiça Desportiva.

"Primeiro que não acredito que isso ocorra porque o futebol é muito dinâmico, não daria tempo. Em momento algum tive conhecimento dessa prática. Se tivesse, encaminharia para o STJD. Aquilo que entra em conflito com a regra do jogo, tem que ser encaminhado ao STJD", disse.

Na edição desta terça-feira, o diário Lance revelou que árbitros da Série A criaram um esquema para terem a ajuda da transmissão da TV em lances de difícil decisão. A intenção é evitar os erros que causem punição da comissão de arbitragem.

De acordo com a publicação, os juízes recebem a informação do que aparece na transmissão com a ajuda do quarto árbitro e do delegado do jogo, sem o conhecimento da comissão de arbitragem. A Fifa proíbe o urso de recursos eletrônicos.

O presidente da Anaf (Associação Nacional dos Árbitros de Futebol), Marco Antonio Martins, compartilha da mesma ideia de Aristeu Tavares. Ele diz que não tem conhecimento da prática entre os árbitros, mas reprova a atitude seguindo as normas da Fifa. Ainda pretende investigar as denúncias.

"Para mim isso é novidade. Sei que não há orientação das comissões para que isso aconteça. Todos sabemos que a interferência externa é proibida, enquanto a Fifa não permite esse tipo de recurso", disse.

BARCOS DÁ A SUA VERSÃO SOBRE O POLÊMICO GOL DE MÃO

O grande questionamento em torno do assunto veio à tona na vitória do Inter por 2 a 1 sobre o Palmeiras, no último fim de semana, quando Hernán Barcos marcou um gol de mão. O árbitro Francisco Carlos Nascimento validou o lance inicialmente, chegando a apontar para o meio.

No entanto, após muita reclamação do Inter - que durou cerca de 5 minutos - o juiz voltou atrás e anulou o lance após uma conferência do árbitro com seus auxiliares e até o delegado da partida, Gerson Paluta. Os palmeirenses acusam o árbitro de invalidar o tento com auxílio da televisão e de interferência externa.

ÁRBITRO ANULA GOL DE MÃO DE BARCOS APÓS CONSULTORIA E CRIA POLÊMICA