Topo

Dez anos após rebaixamento, Zinho vive saia-justa e diz que não queria encarar o Palmeiras

Zinho, hoje dirigente do Flamengo, lamenta rebaixamento do Palmeiras em 2002 - Antônio Gaudério/Folhapress
Zinho, hoje dirigente do Flamengo, lamenta rebaixamento do Palmeiras em 2002 Imagem: Antônio Gaudério/Folhapress

José Ricardo Leite

Do UOL, em São Paulo

17/11/2012 06h00

O ex-meio-campista Zinho é um dos maiores ídolos da torcida palmeirense. Vivenciou dois grandes períodos de títulos da era Parmalat. O do bicampeonato brasileiro em 93/94 e o dos títulos da Libertadores, em 99, e Copa do Brasil, em 1998.

Mas o tetracampeão mundial viveu no clube também uma outra face: a tristeza pelo rebaixamento em 2002, que completa dez anos neste 17 de novembro.


Zinho voltou ao Palmeiras, para sua terceira e última passagem, no meio de 2002, vindo do Grêmio. E esteve presente na derrota por 4 a 3 para o Vitória, no Barradão, em Salvador, que culminou no descenso. Ficou mais seis meses no clube e depois se foi para o Cruzeiro, clube pelo qual seria em 2003 campeão brasileiro pela quinta vez na carreira.

Curiosamente, na mesma semana em que o Palmeiras vê completar dez anos do rebaixamento, Zinho pode novamente presenciar a desagradável cena.


Isso porque o diretor executivo de futebol do Flamengo estará em Volta Redonda, domingo, para o jogo contra o time alviverde. O clube do Parque Antarctica pode ser rebaixado até mesmo com uma vitória se uma combinação de resultados não o favorecer. Derrota é certeza de queda.

Zinho demonstra desconforto ao ser procurado para falar sobre o assunto. Pede para não falar sobre o tema até segunda-feira. Não quer falar sobre o duelo e nem sobre os dez anos da queda. E deixa escapar que não gostaria nem de estar presente domingo.

ZINHO NO FLAMENGO

  • Zinho, ídolo no Palmeiras e Flamengo como jogador, hoje é dirigente do clube carioca

“Gostaria até de não estar [enfrentando o Palmeiras] nesse momento, mas pela minha profissão, tenho que representar o clube que estou. Estou evitando falar sobre o assunto. Qualquer comentário que eu faça pode ser deturpado. Vou representar o Flamengo e o nosso objetivo é ganhar o jogo. E isso não apaga o carinho e respeito que tenho pelo Palmeiras”, falou ao UOL Esporte.

“Não é momento de falar sobre isso. O Flamengo vai jogar essa partida como uma outra qualquer. E o Zinho adora, respeita e tem carinho pelo Palmeiras. Depois que passar esse jogo, falo do Palmeiras e dos dez anos do rebaixamento”, continuou.

Além de Zinho, outro jogador que esteve em campo pelo Palmeiras no fatídico duelo contra o Vitória, está no Flamengo. O lateral Léo Moura, que não joga o duelo em função de uma lesão. Mas ele ficou apenas seis meses no time verde e não criou identificação com a equipe.