Topo

Botafogo decepciona nos jogos em casa e em média de público, e Engenhão vira 'vilão'

Alvinegro tem aproveitamento fraco como mandante e baixa média de público  -
Alvinegro tem aproveitamento fraco como mandante e baixa média de público

Do UOL, no Rio de Janeiro

21/11/2012 06h05

A meta do Botafogo de voltar a disputar a Copa Libertadores após 16 anos de ausência ficou para trás. O clube alvinegro viu o objetivo ruir no último domingo após a derrota para o Sport. No entanto, a dificuldade em figurar no G-4 foi vista ao longo do Campeonato Brasileiro. Durante a competição, a equipe de Oswaldo de Oliveira decepcionou nos jogos em casa e também sofreu com a baixa média de público. E o Engenhão virou uma espécie de 'vilão' na campanha atual.

O Botafogo realizou 18 jogos no Engenhão e obteve nove vitórias, quatro empates e cinco derrotas. Com 57,41% de aproveitamento em casa, o time alvinegro ocupa apenas a 11ª colocação no ranking dos mandantes nesse Campeonato Brasileiro. Invicto nesse ano jogando em seus domínios, o Atlético-MG tem a melhor campanha como anfitrião (84,8%). O campeão Fluminense aparece só em oitavo, com 67,7%. O pior desempenho é do rebaixado Atlético-GO (33,33%).

Em termos de presença de torcida, o Engenhão também decepciona. Até o momento, o Botafogo tem apenas a 14º melhor média de público com 8.827 pessoas. O líder desse quesito é o Corinthians com média de 24.725 presentes.

Com apenas duas rodadas para o encerramento do Brasileirão, o Botafogo terá apenas mais uma oportunidade de mudar algum panorama nos jogos como mandante. A equipe alvinegra enfrenta o Atlético-MG, às 17h de domingo, no Engenhão. Na última rodada, o adversário é o Flamengo em clássico ainda sem local definido e com mando de campo do Rubro-negro.

"Tem de servir de aprendizado. Sabemos que desperdiçamos muitos pontos em casa, o que acaba pesando bastante. Principalmente jogos contra Palmeiras, Ponte Preta e Cruzeiro, que estávamos vencendo. Tem de tirar de lição mesmo e não repetir", disse o volante Renato.

O desempenho do Botafogo como mandante foi pior no primeiro turno.  Até a 15ª rodada, o Alvinegro tinha apenas 41,6% de aproveitamento. Os números eram melhores apenas do que os cinco últimos colocados da competição naquele momento: Sport, Palmeiras, Bahia, Atlético-GO e Figueirense. Já na média de público, ocupava a oitava posição com 12.854 torcedores.