Com Mineirão, Cruzeiro vê 2013 como ano da redenção financeira para formar 'time de ponta'
Depois de fechar acordo para explorar comercialmente o Mineirão por 25 anos, o Cruzeiro considera a temporada 2013 como a da redenção financeira do clube e, principalmente, da volta dos resultados dentro das quatro linhas. Para isso, a diretoria celeste aposta na ampliação do número de sócios-torcedores e patrocinadores para aumentar a capacidade de investimento em reforços e formar um "time de ponta"
“Vamos incrementar a receita do clube com o novo Mineirão, em que teremos 54 mil lugares à disposição. Evidentemente, poderemos fazer um time melhor e, com a própria receita, vai ser possível cobrar um preço melhor ao torcedor”, disse o presidente do clube, Gilvan de Pinho Tavares.
Pelo acordo firmado com a Minas Arena, empresa responsável pela administração do Mineirão nos próximos 25 anos, o Cruzeiro terá participação nos ganhos de 54 mil dos 62 mil ingressos que poderão ser vendidos. O cálculo é que, para não ter prejuízo, que os jogos do time celeste tenham pelo menos 20 mil pagantes.
W. Paulista se diz chateado com reserva, mas descarta deixar Cruzeiro em 2013
Além do ingresso, o Cruzeiro também terá um percentual, não revelado, sobre estacionamento e lanchonetes, mas apenas nos dias de suas partidas. O clube também instalará uma loja oficial, que comercializará seus produtos licenciados.
Uma modalidade de sócio-torcedor, voltada para a classe alta com mensalidade de R$ 1 mil, será criada pelo clube mineiro, que espera conseguir novamente 20 mil sócios, aproximadamente, com o retorno do Mineirão, como aconteceu em 2009, quando o Cruzeiro foi vice-campeão da Libertadores.
“Com o Mineirão funcionando, tínhamos arrecadação com os 20 mil sócios, mais aqueles que não eram e pagavam. Muitas dessas pessoas afastaram por causa do fechamento do Mineirão e da nossa ida para Sete Lagoas. Com a inauguração do Independência, reativamos o projeto, mas não com a intensidade que nós tínhamos com o Mineirão”, afirmou o presidente do clube.
Gilvan Tavares disse que, por ter uma cláusula de confiabilidade no contrato no Mineirão, não pode revelar em quanto a exploração comercial do Mineirão renderá aos cofres do clube celeste. Mas garante que vai possibilitar um grande investimento.
“O Cruzeiro precisa voltar a ser postulante a titulo do Brasileiro e Libertadores. O Mineirão vai nos dar possibilidade de fazer isso. Vamos trazer um time de ponta. Treinador é muito importante, mas sem atleta não ganha título”, ressaltou o dirigente, mantendo a posição que Marcelo Oliveira é o preferido para assumir o posto de comandante.
Apesar de dizer que montará um time de ponta, as procuras do Cruzeiro, pelo menos para o início da temporada, têm sido, em sua maioria, a jogadores vindos da Série B do Brasileiro. O atacante Ricardo Goulart e o lateral esquerdo Egídio, ambos do Goiás, o lateral Marlon (Criciúma) e o volante Uelliton (Vitória) já foram procurados pela diretoria celeste.
Patrocínio
Além da expectativa de ter lucro com a exploração do Mineirão, o Cruzeiro também espera aumentar os rendimentos com patrocínios. Segundo apuração da reportagem, o clube já analisa duas propostas de patrocinadores e pode anunciá-los ainda este ano.
Os dois patrocinadores do Cruzeiro, o banco BMG e a marca de bebidas Guaramix, vão continuar sendo estampados na camisa celeste em 2013. Mas outras marcas também devem ser mostradas no uniforme da equipe mineira.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.