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Com Mineirão, Cruzeiro vê 2013 como ano da redenção financeira para formar 'time de ponta'

Gilvan Tavares (c) assinou contrato para explorar comercialmente o Mineirão por 25 anos - Gabriel Duarte/UOL Esporte
Gilvan Tavares (c) assinou contrato para explorar comercialmente o Mineirão por 25 anos Imagem: Gabriel Duarte/UOL Esporte

Gabriel Duarte

Do UOL, em Belo Horizonte

21/11/2012 06h02

Depois de fechar acordo para explorar comercialmente o Mineirão por 25 anos, o Cruzeiro considera a temporada 2013 como a da redenção financeira do clube e, principalmente, da volta dos resultados dentro das quatro linhas. Para isso, a diretoria celeste aposta na ampliação do número de sócios-torcedores e patrocinadores para aumentar a capacidade de investimento em reforços e formar um "time de ponta"

“Vamos incrementar a receita do clube com o novo Mineirão, em que teremos 54 mil lugares à disposição. Evidentemente, poderemos fazer um time melhor e, com a própria receita, vai ser possível cobrar um preço melhor ao torcedor”, disse o presidente do clube, Gilvan de Pinho Tavares.

Pelo acordo firmado com a Minas Arena, empresa responsável pela administração do Mineirão nos próximos 25 anos, o Cruzeiro terá participação nos ganhos de 54 mil dos 62 mil ingressos que poderão ser vendidos. O cálculo é que, para não ter prejuízo, que os jogos do time celeste tenham pelo menos 20 mil pagantes.

W. Paulista se diz chateado com reserva, mas descarta deixar Cruzeiro em 2013

  • Washington Alves/Vipcomm

    Cotado para substituir Anselmo Ramon, suspenso, na partida com o Coritiba, domingo, às 17h, no Independência, o atacante Wellington Paulista admite estar chateado em “amargar” a reserva no Cruzeiro, mas descarta deixar o clube na próxima temporada por causa da insatisfação.

Além do ingresso, o Cruzeiro também terá um percentual, não revelado, sobre estacionamento e lanchonetes, mas apenas nos dias de suas partidas. O clube também instalará uma loja oficial, que comercializará seus produtos licenciados.

Uma  modalidade de sócio-torcedor, voltada para a classe alta com mensalidade de R$ 1 mil, será criada pelo clube mineiro, que espera conseguir novamente 20 mil sócios, aproximadamente, com o retorno do Mineirão, como aconteceu em 2009, quando o Cruzeiro foi vice-campeão da Libertadores.

“Com o Mineirão funcionando, tínhamos arrecadação com os 20 mil sócios, mais aqueles que não eram e pagavam. Muitas dessas pessoas afastaram por causa do fechamento do Mineirão e da nossa ida para Sete Lagoas. Com a inauguração do Independência, reativamos o projeto, mas não com a intensidade que nós tínhamos com o Mineirão”, afirmou o presidente do clube.

Gilvan Tavares disse que, por ter uma cláusula de confiabilidade no contrato no Mineirão, não pode revelar em quanto a exploração comercial do Mineirão renderá aos cofres do clube celeste. Mas garante que vai possibilitar um grande investimento.

“O Cruzeiro precisa voltar a ser postulante a titulo do Brasileiro e Libertadores. O Mineirão vai nos dar possibilidade de fazer isso. Vamos trazer um time de ponta. Treinador é muito importante, mas sem atleta não ganha título”, ressaltou o dirigente, mantendo a posição que Marcelo Oliveira é o preferido para assumir o posto de comandante.

Apesar de dizer que montará um time de ponta, as procuras do Cruzeiro, pelo menos para o início da temporada, têm sido, em sua maioria, a jogadores vindos da Série B do Brasileiro. O atacante Ricardo Goulart e o lateral esquerdo Egídio, ambos do Goiás, o lateral Marlon (Criciúma) e o volante Uelliton (Vitória) já foram procurados pela diretoria celeste.

Patrocínio

Além da expectativa de ter lucro com a exploração do Mineirão, o Cruzeiro também espera aumentar os rendimentos com patrocínios. Segundo apuração da reportagem, o clube já analisa duas propostas de patrocinadores e pode anunciá-los ainda este ano.

Os dois patrocinadores do Cruzeiro, o banco BMG e a marca de bebidas Guaramix, vão continuar sendo estampados na camisa celeste em 2013. Mas outras marcas também devem ser mostradas no uniforme da equipe mineira.