Topo

Clássicos da última rodada têm despedida de estádio e brigas contra queda e pelo vice

Fred terá como motivação aumentar sua vantagem na lista de artilheiros - Photocamera
Fred terá como motivação aumentar sua vantagem na lista de artilheiros Imagem: Photocamera

Do UOL, em São Paulo

26/11/2012 06h02

A última rodada do Campeonato Brasileiro está cheia de clássicos e com diferentes motivações. O Sport, por exemplo, vai ao estádio dos Aflitos para enfrentar o Náutico e tentar se livrar do rebaixamento. Para isso, o time precisa de um verdadeiro milagre. Além dos três pontos, os pernambucanos querem ver o Bahia e a Portuguesa serem derrotadas.

Em Porto Alegre, o Internacional entra em campo apenas para estragar a vida de seu arquirrival, o Grêmio, que luta para ser vice-líder e escapar da pré-Libertadores em 2013. Além disso, o Colorado pode estragar a despedida do Olímpico, que não será mais palco de jogos por causa da Nova Arena do Grêmio.


A situação parecida acontece no Independência. O Atlético-MG precisa de uma vitória e ainda torcer por um tropeço gremista para ficar na vice-liderança e também escapar da primeira fase da competição sul-americana. O Cruzeiro precisa vencer só para deixar seus torcedores contentes em prejudicarem o arquirrival. 

VEJA O QUE VALE CADA CLÁSSICO DESTA ÚLTIMA RODADA DO BRASILEIRÃO:

 

MANDANTEVISITANTEO QUE ESTÁ EM JOGO?
O jogo não vale nada para nenhum dos dois times. A grande motivação do Palmeiras é o teste feito por Gilson Kleina com os garotos que vieram da base. Já o Santos terá na volta de Neymar a esperança de um bom futebol
O São Paulo deve entrar em campo com os jogadores reservas para priorizar a Copa Sul-Americana. Já o Corinthians entra em campo para se despedir do Brasil antes de ir ao Mundial de Clubes
O Grêmio quer garantir a vice-liderança do Campeonato Brasileiro e precisa vencer para não depender de um tropeço do Atlético-MG. A motivação do Internacional, além de atrapalhar seu arquirrival, quer "carimbar" o adeus do Olímpico
O Flamengo e o Botafogo entram em campo para cumprir tabela. Provavelmente com o estádio às moscas, jogadores que podem estar em uma lista de dispensa no fim do ano tentam mostrar para seus técnicos que ainda têm valor e podem ficar no time em 2013
O Vasco só entra em campo para tentar carimbar a faixa de campeão do Fluminense. Já o Tricolor tenta aumentar ainda mais seu recorde de pontos com a taça na mão e ainda tenta ajudar Fred a se isolar ainda mais na lista de artilharia do Campeonato Brasileiro
O Atlético-MG quer fugir da primeira fase da Libertadores, a chamada pré-Libertadores. Para isso, precisa vencer e ainda torcer para o Grêmio perder do Internacional. Para o Cruzeiro, a motivação é deixar seus torcedores alegres com uma vitória que atrapalhará a vida do seu arquirrival.
A Portuguesa precisa de apenas um empate para se livrar da zona de rebaixamento. Até mesmo com um tropeço, o time do Canindé pode se livrar, desde que o Sport não saia vencedor do seu clássico. Já a Ponte Preta, sem nenhuma chance de cair, tenta subir um pouco mais na tabela.
O Sport precisa vencer e ainda ver ou o Bahia ou a Portuguesa perderem seus jogos. Dentro dos Aflitos, o time da Ilha do Retiro precisará fazer o que é quase impossível neste Brasileirão. A grande motivação do Náutico, claro, é rebaixar o arquirrival e fazer seus torcedores rirem à toa. 
O Figueirense só pode se apegar ao fato de não ser o lanterna do brasileirão. Já rebaixado, o time de Santa Catarina viaja até Curitiba para jogar no Couto Pereira e encarar o "relaxado" Coritiba, que já não tem nenhum risco de ser rebaixado. 
O Bahia precisa de um empate para não ser rebaixado. Por isso, entrará com muito mais vontade do que o "morto" e rebaixado Atlético-GO, que só pode lutar pela vitória para não terminar o Brasileirão de 2012 como o pior participante.