Topo

Semana de clássico tem Atlético aliviado com Ronaldinho e Cruzeiro apreensivo com Montillo

Montillo (ao fundo) e Ronaldinho (d) voltam a se enfrentar no próximo domingo - Bruno Cantini/site oficial do Atlético-MG
Montillo (ao fundo) e Ronaldinho (d) voltam a se enfrentar no próximo domingo Imagem: Bruno Cantini/site oficial do Atlético-MG

Bernardo Lacerda e Gabriel Duarte

Do UOL, em Belo Horizonte

29/11/2012 06h00

Em semana de clássico, Atlético-MG e Cruzeiro viviam apreensões semelhantes até essa quarta-feira: a dúvida sobre a permanência de seus principais jogadores para a próxima temporada. A parte alvinegra ficou aliviada com o anúncio da renovação de Ronaldinho Gaúcho por mais um ano. A celeste deve continuar convivendo com um ponto de interrogação em relação ao argentino Montillo.

A situação de Ronaldinho sempre foi mais tranquila que a do armador celeste. Tanto a diretoria atleticana como o empresário e irmão do meia, Roberto Assis, sinalizavam que estavam próximos de acertar o acordo, mas o anúncio ainda não havia sido feito por alguns detalhes no contrato.

Presidente do Atlético-MG confirma renovação de contrato de Ronaldinho até final 2013

  • Fernando Maia/UOL

    O presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil, confirmou, na tarde desta quarta-feira, a renovação de contrato do meia-atacante Ronaldinho Gaúcho até o final da temporada 2013. O dirigente usou seu twitter para confirmar o acerto com o meia: ?Vocês queriam. Ele ficou!?.

Na tarde dessa quarta, depois de conversa entre o presidente Alexandre Kalil e Assis na Cidade do Galo, o dirigente anunciou em seu twitter, como de praxe, a permanência do jogador. “Vocês queriam. Ele ficou!”, publicou em sua conta no microblog.

A renovação foi comemorada pelo jogador. “Estou muito feliz com o acerto, deu tudo certo, estou com contrato renovado, vou ficar no Atlético. Aqui fui muito bem recebido por todos, torcida, comissão, presidência”, afirmou o jogador, que fica até o final de 2013.

Admitindo que a presença de Ronaldinho contribuiu para alavancar a sua carreira, o meia-atacante Bernard se mostrou aliviado pela permanência. “Uma notícia feliz para os jogadores, torcedores, presidente, todos felizes com a renovação de contrato do Ronaldinho, que é um grande jogador, todos felizes”, afirmou o jovem atleticano.

No mesmo dia, a apreensão da torcida celeste sobre a permanência de Montillo aumentou. O diretor-executivo do Grêmio, Rui Costa, se reuniu com o presidente do Cruzeiro, Gilvan de Pinho Tavares, na terça-feira, para mostrar interesse em ter Montillo na próximo temporada em Porto Alegre.

Cruzeiro "blinda" Montillo e o deixa fora de reunião com dirigente do Grêmio

  • Washington Alves/Vipcomm

    O Cruzeiro tenta ?blindar? o armador Montillo das negociações para uma possível transferência do argentino para o Grêmio. Por enquanto, as conversas estão apenas entre dirigentes dos dois clubes, que se encontraram nesta terça-feira, na capital mineira. Mas um novo encontro só deve ocorrer nas próximas semanas.

Não houve proposta, garantem as partes, mas o tricolor gaúcho ainda não demoveu a ideia de levar o armador. Porém, está pessimista. Os dirigentes afirmam que São Paulo e Santos estão no páreo para ter Montillo.

O Cruzeiro pretende permanecer com Montillo, mas admite negociá-lo por uma boa quantia, que ajudaria o clube a equilibrar as contas. O argentino não quer participar das negociações e tem sido “blindado” pela diretoria celeste. Porém, não descarta uma saída.

Montillo quer evitar o mesmo desgaste ocorrido na última janela do começo do ano, quando recebeu propostas de São Paulo e Corinthians, mas a diretoria celeste bateu o pé e segurou o meia na Toca da Raposa.

“Vou tentar ficar fora dessa vez. De fora de todas as negociações, das especulações com a imprensa, se é verdade ou mentira. Dessa vez, não quero que aconteça comigo o que aconteceu no início do ano”, disse o argentino.

Temerosos em perder o armador, a torcida celeste criou uma petição na internet, em que pede a permanência do jogador. Em entrevista na terça-feira, o goleiro Fábio admitiu que Montillo é uma peça importante para 2013 e que os jogadores já fazem uma “campanha” na Toca da Raposa para que o atleta continue.

Referências em 2013

Contratado no início de junho, Ronaldinho vai ficar até o final de 2013 e será o grande nome do time mineiro para a disputa da Libertadores. O Atlético-MG promete um bom investimento na equipe, já que pretende brigar pelo título da competição continental.

Porém, antes de pensar exclusivamente na competição, o time alvinegro ainda tenta garantir a vaga direta na fase de grupos da Libertadores. Para isso, precisa vencer o Cruzeiro, domingo, no Independência, e torcer pelo tropeço do Grêmio diante do Internacional, no Olímpico.

Se R49 é a esperança para o Atlético conquistar um título inédito, Montillo é visto como a referência para o Cruzeiro conseguir uma redenção no cenário nacional, depois de duas temporadas frustrantes, marcadas por contratações errôneas e fracas campanhas.

Mesmo com a contratação do armador Diego Souza, confirmada na última sexta-feira, o argentino ainda é considerado uma peça importante da diretoria, que só irá negociá-lo caso tenha uma boa proposta financeira.