Topo

Seedorf pede renovação de Oswaldo e comemora ano intenso e aprendizado no Botafogo

Seedorf lembrou de jogo com Atlético-GO, quando deixou campo lesionado e chorando - AE
Seedorf lembrou de jogo com Atlético-GO, quando deixou campo lesionado e chorando Imagem: AE

Rodrigo Paradella

Do UOL, no Rio de Janeiro

30/11/2012 14h24

Entre choro, gols e sorriso que costumeiramente carrega no rosto, Clarence Seedorf viveu cinco meses intensos pelo Botafogo em 2012. Satisfeito com o trabalho e o aprendizado durante a sua trajetória pelo clube, o meia pede apenas a permanência de Oswaldo de Oliveira em nome de uma próxima temporada ainda melhor.

“O Oswaldo é um treinador fantástico, com grande valor como pessoa e como técnico. Formamos um grupo que está crescendo. Essa coisa de trocar de treinador o tempo todo tem que mudar aqui no Brasil. Na Europa não é assim. Lá, os treinadores são mantidos ao menos três anos”, lembrou Seedorf, que defendeu a cultura europeia. “Isso dá mais possibilidade de construir e acertar as coisas. Nenhum time nasce vencedor de um dia para o outro”.

O holandês aproveitou o último dia de treinamento pelo Botafogo no ano para fazer um balanço de sua primeira temporada. Para Seedorf, os cinco meses iniciais da união trouxeram muitas emoções. O camisa 10 relembra o jogo contra o Atlético-GO, quando deixou o gramado aos prantos após sentir lesão muscular na coxa direita.

“Foram muitos momentos bonitos. Naquele momento não chorei tanto pela dor, mas por consciência do momento do time. Sei da minha importância dentro e fora do campo”, contou Seedorf. “Foram cinco meses muito intensos. Aprendi muito. Certamente não foram meses perdidos”, garantiu o meia, que pretende descansar após o último jogo pelo Brasileiro.

“Estou há um ano e meio sem tirar férias. Descansarei bem. Mas quero fechar o ano de forma positiva”, disse referindo-se ao clássico deste sábado contra o Flamengo, último compromisso do ano. “Depois, procurarei descansar a cabeça, principalmente, e também fisicamente”, encerrou.

Com nove gols pelo Botafogo no ano, Seedorf terá a última oportunidade neste sábado de igualar sua melhor marca na carreira de tentos em uma só temporada, contra o Flamengo, às 19h30. O recorde pessoal do meia até foi assinalado em 2007/2008, quando marcou dez vezes pelo Milan.